Título: PF apreende seis computadores da Casa Civil
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/04/2008, Política, p. A6

A Polícia Federal apreendeu ontem seis computadores da Casa Civil da Presidência da República para realizar perícia nas máquinas. A PF investiga o vazamento de informações sigilosas da Casa Civil que deu origem ao dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com cartões corporativos.

Dos seis computadores, apenas um é de mesa. Os demais são notebooks utilizados por funcionários do órgão. Além dos computadores, a PF também reuniu informações na Casa Civil sobre o banco de dados com informações de gastos do governo tucano com os cartões corporativos e as chamadas " contas B " - como as senhas utilizadas por cada servidor para o ingresso no sistema de informações do órgão.

A PF não pediu autorização judicial para a apreensão dos computadores porque a Casa Civil permitiu que as máquinas fossem retiradas.

O diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Romero Luciano Lucena de Menezes, determinou ontem a abertura de um inquérito para apurar o vazamento do dossiê. O inquérito é presidido pelo delegado da PF Sérgio Barboza Menezes.

Para justificar a necessidade de investigar o vazamento, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) informou que há a possibilidade de crime de violação de sigilo funcional. O Palácio do Planalto quer que a PF investigue quem vazou os dados e quem invadiu os computadores da Casa Civil, mas não deseja apuração sobre eventual motivação política do governo para elaborar o dossiê a fim de intimidar a oposição na CPI dos Cartões.

A ministra Dilma não descarta que os computadores da Casa Civil tenham sido invadidos por um " hacker " - que teria reunido os dados contra tucanos que estão no suposto dossiê. Dilma reconheceu, porém, que o vazamento pode também ter sido provocado por um funcionário da Casa Civil com acesso aos gastos sigilosos do governo com cartões corporativos.