Título: Inflação sobe, mas Venezuela prevê queda para este ano
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/04/2008, Internacional, p. A11

O ministro do Planejamento da Venezuela, Haiman El-Troudi, disse ontem que o governo reviu sua estimativa de inflação para 2008 e espera que ela fique fique em 19,5%, pouco menos do que os 22% registrados oficialmente no ano passado - a maior inflação da América Latina. Para o ministro, "a inflação não é o que nos faz perder o sono". Muitos analistas independentes dizem que a inflação do ano passado foi subavaliada pelo governo, sendo que a taxa real estaria acima dos 30%.

A meta que o governo do presidente Hugo Chávez havia anteriormente adotado para este ano era de 11%. O ministro disse que os 19,5% não se tornariam uma meta oficial, e sim uma estimativa.

Entretanto, só no primeiro trimestre, os preços ao consumidor subiram 7,1%, de acordo com o novo índice nacional de inflação elaborado pelo BC com a metodologia desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estatísticas. Em fevereiro, a inflação foi de 2,1%, enquanto em março ela desacelerou para 1,7%.

"Esperamos que a inflação de 2008 fique na faixa de 19,5%", disse El-Troudi. O ministro disse que essa é a média inflacionária anual nos últimos nove anos, desde que Hugo Chávez chegou ao poder. Para ele, o governo venezuelano não estaria preocupado com os aumentos de preços, pois consideraria outros indicadores econômicos e sociais mais importantes.