Título: Brasil quer atrair holandeses para projetos portuários
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/04/2008, Brasil, p. A2

O governo brasileiro espera atrair investidores da Holanda, onde está Roterdã - o maior porto da Europa e um dos maiores do mundo -, para projetos de dragagem e expansão de portos brasileiros. O ministro Pedro Brito (Secretaria Especial de Portos) integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que faz visita de Estado aos Países Baixos até amanhã.

Além dos encontros com a Rainha Beatrix, o primeiro-ministro Jan Peter Balkenende, Lula e ministros participarão de encontro com lideranças empresariais e do seminário empresarial "Brasil-Países Baixos, Oportunidades de Negócios".

Segundo o ministro Brito, o Brasil pretende atrair investidores holandeses para a licitação internacional destinada à contratação de consultoria para planejamento dos serviços portuários no país para os próximos 30 anos.

O pacote de outras licitações, para a realização de obras de dragagem em 15 portos brasileiros, prevê investimentos no valor de R$ 1,4 bilhão até o fim de 2010. As licitações para os maiores portos serão lançadas ainda no primeiro semestre e as obras começam neste ano. "Então esse gargalo da profundidade já está totalmente encaminhado com as licitações prontas", afirmou o ministro.

Segundo Brito, na Holanda estão as duas maiores empresas do mundo da área de dragagem. Por isso, a legislação brasileira foi mudada para que a licitação das obras de dragagem pudesse ser internacional e fazer o que o ministro chamou de "dragagem por resultado". Isso significa que a empresa ganhadora, em vez de simplesmente fazer o aprofundamento e ir embora, vai se responsabilizar pela manutenção por um período de seis anos.

"Isso vai dar mais atratividade ao processo de licitação e despertar o interesse das grandes empresas holandesas, belgas, dinamarquesas e chinesas, que são as maiores empresas de dragagem do mundo. Vamos ter custos mais baratos e uma operação mais rápida", disse.

Brito afirmou também que o governo brasileiro está interessado na transferência de know how e tecnologia holandesas na área de treinamento portuário. A idéia é lançar uma licitação internacional para contratar uma consultoria internacional. (RU)