Título: Discussão prejudica imagem de Lula, avalia governador
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/04/2008, Política, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a descartar a idéia de exercer um terceiro mandato consecutivo ao atual, em conversa com ministros e com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, durante viagem do Brasil para a Holanda. O presidente, a primeira-dama, Marisa Letícia, e comitiva chegaram ontem a Haia, sede do governo e residência da monarquia.

Segundo relato de Lula no avião, ele deixou claro ao PDT, na reunião desta semana, ter determinado aos aliados mais próximos que parassem de defender a idéia do terceiro mandato. "Antes, quando o assunto começou, no ano passado, ele fazia consultas e deixava as pessoas livres para falar. Desta vez, ele fecha posição contra", afirmou Campos.

O governador está entre os interlocutores políticos mais próximos de Lula que já manifestaram opinião contrária à tentativa de permitir uma segunda reeleição.

"Isso atrapalha o mandato atual e prejudica a imagem do presidente", afirmou Campos, no hotel em que ele e ministros estão hospedados em Haia. Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, estão hospedados no Palácio Noordeine, da Rainha Beatrix.

O governador foi convidado para acompanhar Lula nessa visita de Estado, especialmente por causa do passado de ocupação holandesa em Pernambuco. Mas o governador também tem interesses comerciais no país. Ele disputa com os Estados Unidos a instalação no seu Estado de uma nova fábrica da empresa de eletrônica de consumo Philips, para produção de uma lâmpada econômica, de maior duração. Há possibilidade de o negócio ser fechado nesta visita.

Ex-ministro e interlocutor político de Lula, Campos minimiza as recentes manifestações de petistas e outras pessoas próximas ao presidente - como o vice-presidente, José Alencar - a favor do terceiro mandato. Ele considera natural que a idéia prospere num ambiente em que o governo está forte, mas não tem um candidato forte, e a oposição, fraca, "sem discurso, mas com candidatos pretensamente fortes".

Na avaliação do governador, pessoas ligadas ao PT alimentam discussões sobre o terceiro mandato estimulados pela alta popularidade de Lula, pelos bons resultados do governo e porque não consegue se aproximar de setores sociais que Lula conquistou. "O Lula descolou do PT", disse.

Nesse cenário em que o PT não tem candidato em 2010, a escolha do candidato à sucessão vai depender do desempenho da economia, para Campos. "Pode ser que o presidente esteja tão forte que consiga reunir a base em torno de uma candidatura", mesmo não sendo um nome forte. De qualquer forma, Campos afirma que a antecipação do debate sucessório não interessa ao governo.

"Já falei com o pessoal para parar com esse assunto, para deixar isso de lado. E eu falei isso para o PDT", afirmou o presidente a Campos e ministros. Durante a conversa mantida no avião presidencial, o ministro Luiz Dulci (secretário-geral da Presidência) contou ter sido publicado na imprensa suposta declaração de Lula ameaçando romper com o PT, caso o partido insistisse na tese do terceiro mandato. Lula, no entanto, não tocou nesta questão específica.