Título: Governo decide descontar salário de grevistas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/04/2008, Brasil, p. A3

O Ministério do Planejamento decidiu cortar o salário de todos os dias parados dos auditores fiscais e advogados da União que estão em greve. Segundo a assessoria do ministro Paulo Bernardo, os advogados terão de repor o salário recebido durante os 84 dias parados até esta quinta-feira. Já os auditores não receberão o equivalente a 23 dias - até agora. Paulo Bernardo mandou um ofício ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pedindo que informe até o dia 15 o total de dias parados e o nome dos servidores grevistas.

A forma como este desconto será feito ainda precisará ser negociada com as categorias, mas a assessoria informou que já incidirá na folha de pagamento de abril, a ser paga no primeiro dia útil de maio. A folha salarial dos servidores será fechada em 18 de abril.

Depois de informados sobre a decisão do governo em cortar o ponto dos grevistas, os auditores fiscais decidiram se reunir para reavaliar o movimento. Ontem à noite estavam reunidos cerca de 500 auditores para definir o posicionamento da Unafisco (o sindicato da categoria) para a assembléia nacional dos auditores, marcada para segunda-feira em todas as unidades da Receita Federal do país. A greve começou no último dia 18 e está afetando o comércio exterior do país.