Título: Troca de geladeiras pode ser adiada
Autor: Rosas , Rafael
Fonte: Valor Econômico, 11/04/2008, Politica, p. A10

Lobão: "Não queremos nenhuma ligação disso com a eleição. Se for o caso, poderemos adiar o programa para depois da eleição" O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que o governo pode adiar para depois das eleições a implantação do programa de troca de geladeiras para a população de baixa renda.

"Estamos discutindo o programa, que poderá ser implementado a partir de setembro", frisou o ministro, que ainda negou possíveis ligações entre a iniciativa do governo e as eleições municipais de outubro. "Não queremos nenhuma ligação disso com a eleição. Se for o caso, poderemos adiar o programa para depois da eleição", disse Lobão, que participou ontem de seminário no Rio de Janeiro.

Logo depois de confirmar o programa, Lobão disse que até 10 milhões de geladeiras poderão ser trocadas por aparelhos novos.

O ministro explicou que a mudança pode significar uma redução de até 27% nas contas de luz para a população de baixa renda, custo estimado da ineficiência dos aparelhos mais velhos. O projeto do governo é reduzir os impostos federais que incidem sobre o eletrodoméstico, com o objetivo de barateá-lo para os consumidores.

Além disso, o ministro de Minas e Energia revelou que o programa deverá ser feito junto a grandes lojas varejistas, que receberiam as geladeiras velhas como entrada e financiariam o produto novo em prestações longas e mais baixas, graças a um financiamento que poderá ser garantido pela Caixa Econômica Federal.