Título: Rússia retoma compras de carne de MS, PR e SP
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/04/2008, Agronegócios, p. B13

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo estão autorizados a retomar as vendas de carne bovina in natura para a Rússia, informou ontem o Ministério da Agricultura. As vendas estavam suspensas por causa do foco de aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná, em outubro de 2005. O Serviço Veterinário e Fitossanitário da Rússia comunicou oficialmente a liberação de 40 estabelecimentos - outros cinco estão sob análise das autoridades sanitárias russas.

Além de plantas situadas nesses três Estados, a Rússia liberou também frigoríficos em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia e Santa Catarina. Hoje, 158 estabelecimentos estão habilitados a exportar carnes (bovina, suína e aves) à Rússia.

A retomada das vendas deve-se a um acordo bilateral para permitir a inspeção de veterinários russos aos novos frigoríficos. Especialistas russos visitaram 45 estabelecimentos em dez Estados durante 15 dias em fevereiro. No fim daquele mês, o chefe do serviço russo, Sergei Dankvert, esteve pessoalmente no Brasil para ver as instalações do serviço brasileiro de vigilância no Porto de Santos (SP).

Maior importador da carne brasileira, a Rússia comprou 952 mil toneladas de carne em 2007. Os russos compraram 16,3% de toda carne nacional no ano passado - ou 29% do volume e 23% do valor total do produto bovino in natura embarcado pelos frigoríficos brasileiros. (MZ)