Título: Governo recebe hoje projetos da ferrovia Transnordestina
Autor: Mandl , Carolina
Fonte: Valor Econômico, 15/04/2008, Brasil, p. A4

Benjamin Steinbruch, presidente da CSN: "Agora só falta isso para a Transnordestina ficar pronta em 2010", A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entrega hoje para a Casa Civil o projeto executivo do trecho da Transnordestina que ligará Trindade-Missão Velha. Já os projetos dos trechos Trindade-Eliseu Martins e Suape-Salgueiro estão sendo entregues à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na reunião com a ministra Dilma Rousseff, a CFN pedirá a liberação de recursos do governo federal para dar o prosseguimento às obras. "Agora só falta isso para a Transnordestina ficar pronta em 2010", afirmou Benjamin Steinbruch, presidente da CSN. Dos R$ 4,5 bilhões que as obras da Transnordestina demandarão, cerca de R$ 3 bilhões que virão do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e do Fundo de Investimento do Nordeste ainda precisam ser concedidos.

A liberação ocorrerá por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, autarquia recém-criada e cujo primeiro projeto de grande vulto deve ser a ferrovia. "A empresa investiu R$ 130 milhões. Agora precisa dos recursos do governo", afirmou Tufic Daher Filho, presidente da CFN. Desse montante, R$ 30 milhões são da própria empresa, e o restante, de financiamento do BNDES.

De acordo com o executivo, a CFN só colocará recursos próprios no fim do projeto, apesar do o governo federal já ter pedido à empresa que usasse seu dinheiro a partir do primeiro ano das obras. "Até agora, a obra foi tocada com nossos recursos. Entendemos que financiamento também é um dinheiro da companhia", disse Daher.

Além de mais verba para as obras, contudo, o trecho Trindade-Salgueiro da ferrovia Transnordestina ainda depende da licença de instalação por parte do Ibama, segundo o presidente da CFN.

As desapropriações de terra e licenças, que vinham atrasando as obras da Transnordestina, foram aceleradas nos últimos meses. Os governos do Ceará, do Piauí e de Pernambuco decidiram auxiliar no processo, cedendo mão-de-obra dos seus próprios Estados. Pernambuco, por exemplo, colocou sua Procuradoria para ajudar nas desapropriações feitas pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes.

Os atrasos na construção já levaram a ministra Dilma a anunciar que poderia cancelar a concessão da ferrovia à CFN.

Hoje, as obras estão ocorrendo no trecho que liga Salgueiro-Missão Velha. Neste trecho faltam 30 km para a conclusão da construção. De acordo com Steinbruch, após a chegada de novos recursos, a CFN abrirá seis frentes de trabalho, com vistas a acelerar a construção e conclui-la até 2010. O empreendimento de 1,8 mil km teve início em junho de 2006. Naquela época, o governo federal previa a conclusão das obras para julho de 2008.