Título: Rússia disposta a desenvolver caça com o Brasil
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 16/04/2008, Brasil, p. A2

A Rússia assinou ontem um memorando de entendimentos, com o governo brasileiro, em que manifesta disposição para colaborar no desenvolvimento de um caça supersônico de quinta geração e construir material bélico com transferência de tecnologia. O documento foi firmado durante a visita ao país do general Valentin Sobolev, secretário-adjunto do Conselho de Segurança Nacional da Rússia. O militar reuniu-se com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Os ministérios esclareceram que o entendimento com os russos não significa nenhum tipo de preferência em relação à cooperação com outro país na área militar. Recentemente, o governo brasileiro consolidou uma aproximação com a França para transferência de tecnologia na indústria de defesa, especialmente na construção de submarinos (a parte não-nuclear do equipamento marítimo, como o caso) e helicópteros de transporte. A cooperação com a Rússia seria uma forma de aumentar as possibilidades de desenvolver projetos conjuntos, segundo informaram assessores do governo.

O Brasil estuda a participação no desenvolvimento de nova geração de caças, com materiais compostos e radares avançados, como alternativa à compra de aviões de quarta geração. Os russos teriam dito a Jobim e a Mangabeira que estão dispostos a fechar parcerias com diversos países, incluindo o Brasil, para desenvolver o projeto. Também foram mencionadas, como foco para a cooperação bilateral, a construção de veículos lançadores de satélite (VLS) e a transferência de tecnologia na fabricação de helicópteros de ataque. Os veículos de lançamento são usados na Base de Alcântara, no Maranhão, ponto que atrai atenção de países com indústria aeroespecial avançada. Atualmente, o Brasil só tem acordo para a utilização de Alcântara com a Ucrânia, país com o qual montou uma binacional.