Título: Biodiesel de mamona emperra na BA
Autor: Salgado , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 17/04/2008, Agronegócios, p. B15

Apesar de a Bahia ser o maior produtor de mamona do país, com 141 mil hectares plantados, as usinas do Estado pouco utilizam essa oleagionosa na produção de biodiesel. Hoje existem duas em operação, e a participação da planta é pequena. A soja continua sendo a matéria-prima mais usada.

A maior parte das plantações não tem produção destinada para essas usinas. Como a cadeia da mamona ainda está desestruturada, a produção fica na mão dos agricultores e é utilizada como moeda de troca no interior baiano. "É comum o agricultor guardar a mamona em casa. E quando precisa comprar algo, leva à loja para trocar por produtos", diz Napoleão Beltrão, da Embrapa Algodão.

A solução, segundo Geraldo Simões, secretário da agricultura do Estado, passa pelo melhoramento do manejo e da qualidade das sementes, para aumento da produtividade e pela aproximação dos elos da cadeia produtiva. Em agosto, visando essa aproximação, a Bahia promoverá o 3 º Congresso Brasileiro de Mamona. A busca por maior produtividade também levou o governo a firmar uma parceria com a Petrobras por meio da qual foram distribuídas, no final ano passado, 240 toneladas de sementes de mamona melhoradas para pequenos produtores.

A idéia da estatal é usar apenas oleaginosas da agricultura familiar em suas usinas. Ter como matéria-prima a produção da agricultura familiar não é tarefa fácil, dada a baixa produtividade. Segundo Beltrão, são produzidos em média 700 quilos por hectare no Estado. O potencial, em condições climáticas ideais, é de 15 toneladas.

As três primeiras usinas da Petrobras começam a funcionar em fase de teste na segunda quinzena de maio. Uma está em Candeias (BA). As outras foram instaladas em Quixadá (RN) e Montes Claros (MG). Com a nova unidade, a Bahia passará a ter três usinas de biodiesel em funcionamento. As demais, que hoje produzem cada cerca de 100 milhões de litros de biodiesel por ano, são da Comanche Clean Energy e da Brasil Ecodiesel.