Título: ONS começa a desligar termelétricas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/04/2008, Brasil, p. A5
Apesar de o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) ainda não ter dado a ordem formal para o desligamento das térmicas, o Operador Nacional do Sistema (ONS) já começa a reduzir o funcionamento dessas usinas, principalmente das movidas a óleo e diesel, mais caras e mais poluentes. Até 3 de abril, o ONS utilizava entre 33 e 35 termelétricas por dia. Desde o dia 4, porém, o número caiu para 20 a 25 usinas.
Na quarta-feira, 25 usinas geraram energia, segundo o ONS. Na comparação com o dia 31 de março, por exemplo, 11 usinas foram desligadas, das quais quatro a óleo e cinco a diesel. Apenas três usinas a óleo e uma a diesel foram mantidas em funcionamento.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o desligamento não é definitivo. A decisão permanente será tomada na próxima reunião do CMSE, marcada para daqui a duas semanas. O ONS tem autonomia para administrar o sistema e desligar térmicas de acordo com as chuvas, em caso de risco de a água ultrapassar a capacidade dos reservatórios das hidrelétricas.