Título: Quase tudo certo para a rolagem das dívidas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/04/2008, Agronegócios, p. B16

A Medida Provisória que deverá pavimentar o terreno para a renegociação de mais de R$ 60 bilhões em dívidas rurais será encaminhada ao Congresso Nacional na próxima terça-feira, conforme informações divulgadas ontem pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Segundo ele, as negociações em torno do aumento dos prazos para quitação das dívidas de investimento e custeio e a liberação de crédito para os produtores continuam. "Estamos sensibilizando o governo para estender até 30 de setembro o prazo para pagamento das dívidas e queremos que sejam incluídos os débitos existentes desde 1º de janeiro de 2008", afirmou Colatto em um comunicado.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá tratar em reunião nesta quinta-feira da questão dos prazos. Segundo o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), outro membro da frente parlamentar, a expectativa é que sejam mesmo prorrogadas para 30 de setembro as dívidas de investimento (financiamento para a compra de máquinas e equipamentos) que venceram em 1º de abril. No caso do custeio (financiamento para compra de sementes e insumos), a data de pagamento poderá ser estendida para 1º de junho.

O CMN também deverá anunciar, segundo Heinze, as novas taxas de juros para custeio e investimentos. Após reunião entre parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, Heinze afirmou que espera que a minuta da MP que seguirá para o Congresso chegue ao Palácio do Planalto amanhã, para que seja publicada no início da próxima semana. (Com Agência Brasil, de Brasília)