Título: PF e Ibama fecham 9 madeireiras em RO
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/04/2008, Brasil, p. A2

A operação Arco de Fogo, da Polícia Federal e do Ibama , realizada no município de Machadinho D´Oeste (a 150 km de Porto Velho), determinou a interdição de nove madeireiras, por falta de licenciamento, e por não conseguirem comprovar a origem dos estoques de madeira. As máquinas foram lacradas, e a madeira apreendida e recolhida em depósitos de prefeituras de cidades da região. Outras 23 madeireiras foram bloqueadas por suspeita de serem empresas-fantasma.

Segundo informações do Ibama, 32 madeireiras do município foram fiscalizadas e autuadas por comercializar, ou por ter em depósito, madeira sem origem legal.

Os fiscais aplicaram 97 autos de infração, que correspondem a R$ 15 milhões em multas. Foram apreendidos 3 mil m3 de madeira em tora e serrada, suficiente para encher 130 caminhões. Ao analisarem a documentação das empresas, os agentes descobriram que outros 3 mil m3 foram comercializados sem autorização.

Das 55 empresas madeireiras cadastradas pelo Ibama na região, 23 estavam inativas, constataram os fiscais. Segundo informações da equipe responsável pela operação, algumas madeireiras estão inativas há anos. Outras nunca existiram no local indicado pelo sistema. No lugar de antigas serrarias foram encontradas empresas de outros ramos comerciais. Contudo, a operação apurou que essas serrarias movimentam mais de mil m3 de madeira por mês. Os fiscais pediram o cancelamento de registro dessas madeireiras junto ao Ibama em Rondônia.