Título: Autoridades agora culpam o mercado
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 29/04/2008, Agronegócios, p. B14

Autoridades da ONU culparam ontem as especulações de mercado para a recente guinada nos preços dos alimentos e exortaram por um esforço conjunto para garantir que as populações mais pobres tenham condições de se alimentar.

"Temos alimentos o suficiente no planeta para alimentar todo mundo", disse o diretor do Programa de Meio Ambiente da ONU, Achim Steiner. Ele acrescentou, no entanto, que a maneira como os mercados e os fornecedores estão sendo influenciados está distorcendo o acesso à comida. "Pessoas estão sendo afetadas por uma dimensão que é essencialmente especulativa".

O comentário de Steiner foi ecoado por Jean Ziegler, relator da ONU para o direito à alimentação, que na semana passada havia chamado os biocombustíveis de "crime contra a humanidade". Ziegler disse que o "massacre diário da fome" é piorado por fundos de private equity em busca de lucros no mercado internacional.

O Programa Mundial para Alimentos da ONU requisitou US$ 577 milhões adicionais para zerar o déficit em seu orçamento causado pela alta nos preços e no número de pessoas atendidas.