Título: Lula diz que vetará projeto de Paim
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/05/2008, Política, p. A6

Lula e Serra: presidente e governador paulista conversaram durante solenidade na área da saúde em Teresina O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em entrevista à TV Cultura, de São Paulo, que vetará o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que estende aos aposentados do setor privado o mesmo percentual do reajuste do salário mínimo, alterando a legislação sobre o fator previdenciário, caso a Câmara dos Deputados referende a proposta, já aprovada pelo Senado. "Tudo o que for aprovado na Câmara ou no Senado e não for compatível com a possibilidade do governo pagar, eu, enquanto presidente da República, vetarei. Com essas coisas eu não brinco", disse Lula, voltando a recorrer a metáforas familiares para explicar a sua disposição em vetar.

"Eu só dou um presente para o meu filho em casa se tiver dinheiro para dar. Se eu não tiver, prefiro falar que eu não vou dar, do que fazer uma promessa 'incumprível', como diria o (Antônio Rogério, ex-ministro do Trabalho) Magri, para o meu filho. É humanamente impossível você fazer um fator previdenciário, igualar para os aposentados o aumento para o salário mínimo, não tem caixa, não tem dinheiro para isso", disse.

Durante o dia, Lula participou da entrega de casas populares e da inauguração de uma unidade de urgência em um hospital de Teresina. Também esteve presente neste evento, em que o presidente não usou da palavra, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), principal presidenciável da oposição. A capital piauiense é governada pelo PSDB desde 1992 e o governo do Estado está nas mãos de Wellington Dias (PT). Depois da entrega, Lula e Serra visitaram um centro de reabilitação, onde conversaram rapidamente. O presidente participou em seguida da entrega de 280 casas populares, ao lado do governador, em clima de comício.