Título: Perfis
Autor: Cristino, Vânia ; Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 17/02/2011, Economia, p. 17

Altamir Lopes ¿Louco por trabalho.¿ É assim que os colegas de Altamir Lopes definem o chefe do Departamento Econômico do Banco Central (Depec). No cargo há mais de 15 anos, Altamir sabe valorizar o empenho dos funcionários que atuam com ele, mas não titubeia em cobrá-los por causa de algum erro eventual ou quando acha que os relatórios estão falhos ou poderiam ter sido mais benfeitos. O depoimento de um funcionário é ilustrativo do rigor do chefe. ¿Só fica no Depec quem quer trabalhar e aprender. Senão, é melhor ir para outra área do banco¿, diz. Goiano de Formosa, Altamir é economista, com graduação na Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Altamir é o funcionário do BC de maior exposição pública, pois apresenta três relatórios por mês à imprensa. Sob o seu comando, o Depec se modernizou, passando a sistematizar dados de várias fontes. É uma das áreas mais importantes do BC por causa da análise técnica dos indicadores. Se depender dele, seu substituto será o atual chefe adjunto, Túlio Maciel.

Sidnei Marques O atual chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação (Desig), Sidnei Corrêa Marques, é um expert na área de fiscalização. Antes de assumir o posto no qual se encontra desde 2009, foi consultor de diretor de Fiscalização e também chefe adjunto do Departamento de Supervisão Indireta do Sistema Financeiro Nacional.

Com tantas atividades na área, pode parecer, à primeira vista, que Sidnei foi indicado para o posto errado. Nada disso. A Diretoria de Liquidações e a de Fiscalização trabalham juntas. Uma detecta o problema em alguma instituição financeira e, caso a irregularidade não possa ser sanada, o banco em questão pode ser liquidado.

Formando em ciências contábeis, Sidnei Marques tem pós-graduação em gestão, auditoria e contabilidade pela Universidade de Brasília (UnB). Tem senso de humor e saber convencer um intelocutor, uma habilidade única para quem vai ter que lidar com banqueiros falidos.