Título: BC privilegia técnicos
Autor: Cristino, Vânia ; Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 17/02/2011, Economia, p. 17

O Banco Central (BC) deu início à reformulação da diretoria, num claro sinal para o mercado de que vai pautar suas ações no conhecimento de seu corpo técnico. Ontem, o BC indicou o atual chefe do Departamento Econômico, Altamir Lopes, para ocupar a Diretoria de Administração. Para a Diretoria de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural, foi nomeado Sidnei Corrêa Marques, chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação. Nenhuma palavra oficial ainda foi dada sobre a ida da economista Zeina Latif, do Royal Bank of Scotland, para a Diretoria de Estudos Especiais, embora ela tenha sido sondada ¿ o posto está desocupado há quase dois anos.

Funcionários de carreira, os novos diretores garantem a manutenção do perfil técnico do BC. Eles substituirão Anthero Meirelles, que passará da Diretoria de Administração para a de Fiscalização, e Gustavo do Vale, que deixará a área de liquidações para assumir a Presidência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Alvir Hoffman, atual Diretor de Fiscalização, vai se aposentar.

Para um conhecido integrante do sistema financeiro, a escolha de Altamir Lopes e de Sidnei Marques para a diretoria do BC refletiu o conservadorismo do novo presidente da instituição, Alexandre Tombini. Mesmo assim, o economista classificou a decisão como acertada. ¿Existem funções que são muito características da instituição e esses dois nomes vão acrescentar bastante. Mas seria bom se viesse um nome do mercado para arejar as ideias do Copom (Comitê de Política Monetária) e aumentar o debate¿, ponderou. ¿O Altamir é um técnico brilhante, bastante imparcial e de opiniões corretas. O Sidnei é funcionário antigo, conhece bem o BC. É uma pessoa preparada.¿

Sabatina No momento, restam duas diretorias para serem ocupadas: a de Normas, que já foi comandada por Tombini, e a de Estudos Especiais. O atual diretor de Assuntos Internacionais, Luiz Awazu, está acumulando a área normativa. A outra vaga seria a de Zeina. Analistas julgam que o anúncio dos indicados ficará para depois da posse dos novos diretores, que ainda serão sabatinados pelo Senado.

¿A solução, até agora, foi caseira¿ comentou um desses analistas. Ele acredita que Tombini tem pressa e conta com os dois novos diretores para a reunião do Copom em 1º e 2 de março. Devem permanecer nos postos os diretores Carlos Hamilton Vasconcelos, de Política Econômica, e Aldo Luiz Mendes, de Política Monetária.