Título: Obama aposta em acordos com Dilma
Autor: Fleck, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 17/02/2011, Mundo, p. 25

Os governos americano e brasileiro têm apressado o passo para finalizar, até a terceira semana de março, os textos de acordos de cooperação em áreas que vão do comércio bilateral aos grandes eventos esportivos, já de olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas do Rio, em 2016. A ideia é deixar tudo pronto para ser assinado pela presidente Dilma Rousseff com Barack Obama, que virá acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Malia, em sua primeira viagem ao Brasil. Os últimos acertos da visita, confirmada para 19 e 20 de março, serão feitos durante a viagem do chanceler Antonio Patriota a Washington, nos próximos dias 23 e 24. O ministro tem encontro marcado com a secretária de Estado, Hillary Clinton.

Um dos acordos que devem ser finalizados é o tratado de cooperação econômica e comercial, a exemplo do que Washington tem com o Uruguai desde 2007. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o Teca (sigla em inglês para esse tipo de documento) cria um mecanismo em nível ministerial para a discussão de entraves comerciais entre os dois países, como as barreiras sanitárias a alimentos brasileiros. No entanto, ele não servirá para definir reduções de tarifas de importação ou a questão dos subsídios ¿ principais obstáculos ao comércio bilateral.

Outro texto que deve ser firmado pelos chefes de Estado, segundo fontes do governo brasileiro, trata de cooperação em eventos esportivos de grande porte, como os que o Brasil sediará nos próximos cinco anos. Os EUA estão de olho nas oportunidades de infraestrutura e serviços motivadas pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas ¿ interesse que foi reforçado na última semana, durante a visita ao país do subsecretário de Estado para assuntos econômicos, energéticos e empresariais, José Fernandez.

O embaixador americano, Thomas Shannon, revelou em janeiro ao Correio que os dois países podem cooperar também na formação de mão de obra capacitada para hotelaria e restaurantes. ¿Temos de lembrar que faltam mais de cinco anos para as Olimpíadas e, até lá, os jovens de 13, 14 anos terão 18, 19 anos. Esse tempo pode ser usado para melhorar a capacidade de idioma e para oferecer a eles as habilidades necessárias no setor de serviços.¿.

A inclusão do tema foi decisivo para a escolha do roteiro de Obama no Brasil. Após passar o sábado em Brasília, onde terá um encontro reservado com Dilma ¿ que depois deve ser ampliado para incluir assessores próximos ¿, o presidente segue para o Rio de Janeiro. São Paulo e Salvador, duas cidades cotadas para receber Obama, ficaram de fora. Na capital fluminense, a previsão é de que o líder americano visite uma comunidade pacificada, para conhecer uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Entre os mais cotados está o morro Dona Marta, onde o trabalho das UPPs surpreendeu os senadores republicanos John McCain e John Barrasso, durante visita no início de janeiro. Nos anos 1990, o presidente Bill Clinton foi ao Morro da Mangueira.

Outras parcerias estão na fila para serem ¿azeitadas¿ até março, como o acordo que prevê a soma das contribuições previdenciárias de brasileiros e americanos no outro país para obter benefícios como aposentadoria e pensão por morte. O Brasil já tem acordo semelhante com o Japão, assinado em junho de 2010. A expectativa é de que o presidente Obama venha acompanhado de numerosos empresários e de cerca de 150 jornalistas ¿ até ontem, as autoridades brasileiras tinham recebido cerca de mil pedidos de visto. Aqui, deverá se encontrar também com presidentes de empresas brasileiras e discutir com Dilma a proposta da americana Boeing, que tenta vender o caça F-18 SuperHornet ao Brasil, na concorrência FX-2.