Título: Paradigma vende sistema de leilão de energia para a Colômbia
Autor: Capela , Maurício
Fonte: Valor Econômico, 07/05/2008, Empresas, p. A4

Colocar o pé no exterior é o desejo da esmagadora maioria do empresariado brasileiro. Além do movimento quase sempre resultar na ampliação da carteira de clientes, quem exporta costuma também abrir mercado em outros países. É o caso da brasileira de softwares e serviços de tecnologia Paradigma.

Dona de uma receita de R$ 5,5 milhões, registrada em 2007, a Paradigma desembarcou na Colômbia nesta semana para fornecer a plataforma de negócios do primeiro leilão de compra e venda de energia do país. É a primeira vez que o grupo brasileiro ultrapassa a fronteira para negociar essa solução, que é a sua principal fonte de renda. No ano passado, esse conjunto de soluções abocanhou 35% das vendas da empresa.

Andréa Boudeville, principal executiva da Paradigma, conta ao Valor que esse contrato colombiano deverá abrir algumas portas na América Latina, além de ajudar a ampliar a receita. Segundo ela, a expectativa é alcançar um faturamento de R$ 7,5 milhões em 2008, sendo que a energia continuará como sua principal área, com uma participação que poderá alcançar até 45%. "Estamos mantendo negociações no Equador, Peru, Argentina e Panamá. Em todos esses países, o interesse é pela plataforma de energia", conta.

A Paradigma também comercializa seus produtos para o varejo, empresas de saúde, governos, além de ter tido alguma exportação no passado. "Nós já vendemos outras soluções e softwares para Portugal e Angola, que inclusive usou a plataforma para gerir seus pagamentos", afirma.

Além do setor elétrico, 20% do faturamento da Paradigma no ano passado esteve atrelado às soluções voltadas ao mercado financeiro, outros 20% decorreram de negócios com governos e o restante se dividiu por outros grupos.

Mas foi na energia que essa companhia fundada em 1998 ganhou musculatura. Até porque seu conhecimento nessa área não surgiu da noite para o dia. A empresa foi uma das primeiras a formatar um pacote de serviços e softwares em 2001, quando o país atravessava o racionamento do insumo. Com essas soluções, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) realizou os primeiros leilões de compra e venda dos excedentes de energia. E esses pregões, mais tarde, resultaram no atual mercado livre.

Hoje, esse pacote de serviços e software da Paradigma é usado nos leilões de energia nova do governo federal e mesmo em pregões entre grupos privados. As licitações federais, organizadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), vendem o insumo de térmicas e hidrelétricas.

Segundo a Paradigma, a sistemática do leilão colombiano é quase igual a do brasileiro. Uma das poucas diferenças está no tempo de realização. Ao contrário das negociações feitas no país, o leilão colombiano é feito em alguns dias e não em horas. Tanto que o pregão começou ontem e somente vai terminar nesta sexta-feira. Serão comercializadas usinas hidrelétricas, térmicas a diesel e a carvão. Juntos, esses empreendimentos vão colocar à venda 400 megawatts médios, cerca de 10% da energia das hidrelétricas do rio Madeira .