Título: PGR cobra PF por demora
Autor: Abreu, Diogo
Fonte: Correio Braziliense, 17/02/2011, Cidades, p. 30

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que está empenhado em oferecer a denúncia contra os envolvidos no mensalão do DEM o mais rapidamente possível. Ele, porém, responsabilizou a Polícia Federal (PF) pelo atraso no desfecho do caso. ¿Tivemos realmente uma série de dificuldades com a Polícia Federal, atrasos de perícias. Ainda há uma série de diligências pendentes, mas a gente espera conseguir resolver isso e ter condições realmente de apresentar a nossa conclusão¿, disse Gurgel, em entrevista antes do começo da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o procurador, a demora estaria sendo ocasionada pelo acúmulo de trabalho no Instituto de Criminalística da PF. Gurgel, no entanto, considera a situação inexplicável. ¿Na verdade, a gente entende que já passou do tempo. Evidentemente que já era para estar concluído¿, argumentou. Questionado se a demora no fim das diligências prejudicará as investigações, o procurador afirmou que a situação ¿é muito inconveniente¿, mas ponderou que toda a apuração é imprescindível para a conclusão do caso. ¿Não podemos nos precipitar e oferecer uma denúncia se não temos o suporte necessário, porque aí sim comprometeríamos uma investigação e a apuração de fatos que são extremamente graves¿, disse.

A PF informou ontem que todas as diligências requisitadas pelo Ministério Público foram concluídas e aguarda novas demandas dos procuradores responsáveis pelo caso. O escândalo do Mensalão do DEM foi descoberto em novembro de 2009, durante a Operação Caixa da Pandora. O esquema de corrupção, que envolvia a arrecadação e distribuição de propina, teria beneficiado integrantes do Governo do Distrito Federal e aliados, e resultou na queda do ex-governador José Roberto Arruda.