Título: Assessor da Casa Civil vazou dossiê, diz laudo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/05/2008, Política, p. A8
O secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, foi o responsável pelo vazamento do dossiê sobre os gastos pessoais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo divulgou ontem a TV Globo no "Jornal Nacional". De acordo com a reportagem, esta foi a conclusão do laudo preliminar do Instituto da Tecnologia da Informação (ITI), contratado pela Polícia Federal para auxiliar as investigações.
O laudo identificou uma mensagem eletrônica enviada por Nunes Pires a André Eduardo da Silva Fernandes, assessor parlamentar do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), às 8h39 do dia 20 de fevereiro. A correspondência trazia uma única frase: "André, leia o texto", além de um arquivo anexo com uma planilha Excel, que corresponde a 28 páginas impressas.
Nunes Pires, de acordo com a reportagem, teria sido nomeado para o cargo por indicação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, antecessor da ministra Dilma Rousseff. Em entrevista, o funcionário negou ter praticado qualquer ilegalidade. Disse que trocou mensagens com Silva Fernandes porque havia sido colega de trabalho do assessor do tucano. Nunes Pires afirmou que no dia 11 de fevereiro a pedido do secretário de administração da Casa Civil, Norberto Temóteo, cedeu dois funcionários para criar um arquivo sobre gastos do governo Fernando Henrique.
"Nessa conversa ele (Temóteo) disse que iria ter uma CPI e que no escopo dessa CPI eles seguramente iriam pegar dados a partir de 98, do suprimento de fundos. E que como esses dados estavam desorganizados, eles achavam que a CPI, em algum momento, poderia vir a pedir esses dados e então eles precisavam de certa forma organizar, sistematizar esses dados", afirmou. Nesta época, não havia nenhuma CPI investigando o tema.
Nunes Pires prometeu entregar cópias das mensagens trocadas para provar que o anexo não era o dossiê. Mas alegou que as cópias estão em Goiás e só na próxima semana poderá apresentá-las. (Com agências noticiosas)