Título: Petróleo derruba bolsa em Nova York
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/05/2008, Finanças, p. C2

As bolsas americanas fecharam em forte queda ontem, com preocupações sobre inflação e alta na taxa de juro à medida que o petróleo saltou para um novo recorde acima de US$ 123 por barril.

Investidores se desfizeram de ações de bancos, construtoras e de companhias que dependem de gastos do consumidor em meio a temores de que os altos preços de energia afetem a demanda e aumentem a crise do mercado imobiliário.

O American International Group puxou o Dow e o S&P 500 após as ações da seguradora caírem 7% um dia antes de ela divulgar seus resultados, que devem mostrar o segundo prejuízo trimestral consecutivo devido a sua exposição a investimentos em hipotecas contaminadas.

Também acrescentaram preocupações aos investidores os comentários no fim da sessão do presidente do Federal Reserve de Kansas City, Thomas Hoenig. Ele afirmou que o banco central precisa estar pronto para elevar as taxas de juros de foram rápida, devido à "incômoda" perspectiva inflacionária.

O índice que mede as principais ações de empresas da Europa terminou em seu maior nível desde meados de janeiro, impulsionado por um aumento no apetite ao risco, um euro enfraquecido e balanços melhores que o esperado em grupos de construção civil e tecnologia. O FTSEurofirst 300 avançou 0,84%, para 1.362 pontos.

O setor de tecnologia teve o melhor desempenho na região depois que a Cisco Systems, maior fabricante norte-americana de roteadores e alternadores para rede, divulgou um resultado trimestral melhor que o esperado na noite de terça-feira. Nokia, Ericsson e ASML subiram cerca de 4%.

Enquanto isso, as ações do setor de construção ganharam força graças ao resultado acima das expectativas da fabricante francesa de cimento Lafarge.

A confiança na saúde da economia mundial foi apoiada por um aumento acima do esperado na produtividade nos Estados Unidos. Papéis afetados pela inflação tiraram força da notícia de que o custo do trabalho no setor subiu menos que o antecipado.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,74%, a 6.261 pontos. O DAX, de Frankfurt, subiu 0,84% (7.076 pontos). Também subiram as bolsas de Paris (0,68%), Milão (0,8%), Madri (0,15%) e Lisboa (1,31%).