Título: Gol ganha participação no mercado e chega perto da TAM
Autor: Camarotto* , Murillo ; Campassi,Roberta
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2008, Empresas, p. B3

Um ano após assumir as operações da Varig, a Gol Linhas Aéreas atingiu sua maior participação de mercado em vôos domésticos e chegou aos calcanhares da líder TAM. Juntas, a Gol e a Varig abocanharam 46,44% do mercado em abril deste ano, praticamente empatadas com a TAM, que ficou com 47,12%. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na sexta-feira.

A distância entre os dois grupos, de apenas 0,68 ponto percentual, é a menor desde que a Gol incorporou a Varig, em abril de 2007. Na época, a diferença de participação era de 7,2 pontos percentuais.

A aproximação registrada em abril foi impulsionada pelo desempenho da Varig, cuja fatia saltou de 3,93% para 7,96% entre março e abril. As taxas de ocupação da empresa também melhoraram significativamente, de 43%, no mês de março, para 69%, em abril. As da Gol também subiram, de 60% para 66%. Já as da TAM caíram de 69% para 66%.

Segundo a Varig, o lançamento, no fim de março, de sua nova malha aérea doméstica, que concentra parte dos vôos em Brasília, foi o grande responsável pelo seu crescimento. Ela fez promoções agressivas, em que passagens podiam ser compradas por R$ 48. Estratégias como essa quase sempre resultam em maior tráfego, mas não necessariamente em operações mais rentáveis.

Abril surpreendeu também pelo baixo crescimento da demanda doméstica, como um todo: 3,8%, ante 13,7% em março. Mas a demanda internacional cresceu 19,8%. A TAM ficou com 72,5% desse mercado, e a Gol, 26,97%.

A Gol prevê que obterá "yields" mais baixos, de R$ 0,20, no segundo trimestre - o indicador mede a receita paga, por quilômetro e por viajante. No primeiro trimestre, foi de R$ 0,22. (*Do Valor Online)