Título: Setor automotivo ganha 30 dias para recolher IPI
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2008, Brasil, p. A2

A indústria brasileira deverá produzir 4,3 milhões de veículos e exportar 930 mil unidades em 2010. Em 2007, o setor produziu 2,9 milhões de veículos e tinha 85% da capacidade instalada em uso. Para elevar o fluxo de caixa do setor, o governo ampliou o prazo de recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) das montadoras de dez para 30 dias.

A indústria automotiva foi um dos 25 setores escolhidos na nova política industrial do governo. "São metas estimulantes e factíveis de alcançar. Para este ano, há previsão de 3,2 milhões de unidades", disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider.

A indústria automotiva está no grupo de setores que o governo quer fortalecer a competitividade, junto com bens de capital, têxtil e confecções, madeira e móveis, higiene, perfumaria e cosméticos, construção civil, complexo de serviços, indústria naval e cabotagem, couro, calçados e artefatos, agroindústrias e biodiesel.

A política de desenvolvimento também criou o programa mobilizador em áreas estratégicas, contemplando os segmentos da saúde, as tecnologias de informação e comunicação, o complexo industrial de Defesa, nanotecnologia e biotecnologia. Os segmentos do complexo aeronáutico, petróleo, gás e petroquímica, bioetanol, mineração, siderurgia, celulose e papel e carnes estão inseridos na estratégia de consolidação e expansão da liderança internacional. A coordenação será do ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge.

No complexo automotivo, as ações incluem o financiamento à ampliação e consolidação do setor de autopeças, desoneração tributária e financiamento às exportações. Na indústria naval, a meta é aumentar a participação nacional na compra de navipeças de 65% para 85% e criar 25 mil empregos na cadeia produtiva. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, anunciou que a estatal vai construir no Brasil 146 embarcações de apoio às plataformas em alto mar, das quais 24 já estão em licitação.

O setor do etanol tem como meta produzir 23,3 bilhões de litros e exportar 5 bilhões até 2010, com a ampliação da capacidade, a transformação do produto em commodity, o desenvolvimento de novas tecnologias e a melhora das condições sócio-ambientais. (APG e FG)