Título: Embraer terá fábrica de jatinhos nos EUA
Autor: Nakamura , Patrícia
Fonte: Valor Econômico, 14/05/2008, Empresas, p. B8

O aeroporto da cidade de Melbourne, no Estado da Flórida, vai receber a primeira unidade de montagem de jatos da Embraer nos Estados Unidos. A empresa assinou ontem um protocolo de intenções de investimentos de US$ 50 milhões para a construção de uma fábrica dos jatinhos executivos modelo Phenom 100 e Phenom 300. A empresa, que divulgou comunicado no fim da tarde, não informou quando as obras da nova fábrica terão início.

A intenção da Embraer é transferir para a unidade da Flórida os pedidos de companhias e pessoas físicas americanas. Dessa forma, a empresa reduz seus custos em real - a desvalorização do dólar frente à moeda brasileira teve um efeito negativo nos resultados financeiros da Embraer - e fica mais perto de seu principal mercado.

Vale lembrar que a Flight Options, empresa de jatos privados de Ohio, fez em dezembro uma encomenda de 100 jatos Phenom 300, além de ter outras 50 opções. É a maior encomenda de jatos da família Phenom e corresponde a US$ 1,12 bilhão em vendas. Até agora, os pedidos dessa linha beiram 800 unidades. No Brasil, a produção da família Phenom 100 (de seis a oito ocupantes) e do Phenom 300 (de oito a nove ocupantes) permanece na linha de Gavião Peixoto SP) com fuselagem fabricada em Botucatu (SP).

A nova unidade abrigará a montagem final dos aparelhos, além de cabine de pintura, centro de entregas e instalações pra personalizar aeronaves. Esta será quinta fábrica da Embraer e terá uma área de 14 mil metros quadrados. A Embraer possui unidades em São José dos Campos (jatos comerciais, militares e executivos), Gavião Peixoto (aviões executivos e manutenção) e Botucatu (aviões agrícolas) além da joint-venture Harbin-Embraer, na China (produção de jatos ERJ 145). Nos Estados Unidos, a Embraer mantém uma unidade de negócios em Fort Lauderdale (Flórida) e centros de manutenção no Texas.

O Phenom 100, jato da categoria "very light" passa por uma bateria de testes de certificação. As primeiras entregas do modelo estão previstas para o segundo semestre. No fim de abril, foi realizado o vôo inaugural do jato "light" Phenom 300. O modelo também passa por uma campanha de testes e as primeiras entregas ocorrem na segunda metade de 2009.

No mês passado, a fabricante brasileira anunciou o projeto de dois novos jatos executivos.