Título: Inflação mais calma anima bolsa em NY
Autor: Finanças
Fonte: Valor Econômico, 15/05/2008, Finanças, p. C2

As bolsas americanas fecharam em alta em dia de poucos negócios, após modesta alta nos preços para o consumidor amenizar os temores com inflação, enquanto empresas como Macy's e Freddie Mac divulgaram bons resultados trimestrais.

O índice Dow Jones teve alta de 0,52%, a 12.898 pontos. O Standard & Poor's 500 subiu 0,40%, a 1.408 pontos. O Nasdaq avançou 0,06%, a 2.496 pontos.

Uma alta abaixo do esperado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) diminuiu os temores de uma forte pressão inflacionária alimentada pelos crescentes preços energéticos. Isto pode permitir que o Federal Reserve segure as taxas de juros em um nível baixo por mais tempo, disseram analistas.

As ações de varejistas e construtoras, que se beneficiam das baixas taxas de juros, avançaram nessa sessão. A Freddie Mac, vista como termômetro do mercado imobiliário, elevou o humor de Wall Street após aumentar a previsão de crescimento e revelar um plano para obter capital para apoiar o frágil mercado imobiliário.

"As pessoas estavam nervosas com os números de inflação. Quando este veio melhor do que o esperado, deu impulso para uma alta", disse Eric Kuby, vice-presidente de investimento da North Star Investment Management. As ações devolveram parte dos ganhos no final da sessão, deixando o Nasdaq com leve alta. A alta do mercado "perdeu força com mais uma falta de boas notícias para manter a valorização", disse Kuby.

Os participantes nas praças acionárias da Europa levaram em conta nesta quarta-feira dados econômicos dos Estados Unidos, como a inflação ao consumidor naquele país, e rumores no setor de mineração.

Os papéis da BHP Billiton aumentaram quase 5% na Bolsa de Londres em meio a comentários de que uma empresa chinesa não nomeada estaria tentando ter uma participação na mineradora. As ações da Rio Tinto subiram mais de 3%, por sua vez, com os rumores de que a BHP estava estudando elevar sua oferta pela companhia.

Também esteve na pauta a observação do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de que a inflação na região deve permanecer acima de 3% por vários meses e que o crescimento econômico abrandará significativamente.

O índice anual de preços ao consumidor no Reino Unido passou de 2,5% em março para 3% no mês seguinte, ou um ponto percentual acima da meta perseguida pela autoridade monetária da Inglaterra, de 2%.

Em Londres, o indicador Financial Times Stock Exchange 100 avançou 0,07%, somando 6.216 pontos. O CAC-40, de Paris, teve elevação de 1,13%, para 5.055,24 pontos. Em Frankfurt, o DAX expandiu-se 0,33%, para 7.083,24 pontos.

As principais bolsas asiáticas tiveram uma quarta-feira de alta, com Tóquio e Sydney fechando em seus maiores patamares em quatro meses, apesar da fraqueza do setor financeiro e o preço do petróleo se mantendo perto dos recordes.

A bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,2%, para 14.118 pontos, maior patamar desde janeiro. O índice S&P/ASX 200 da bolsa australiana subiu 1%, para 5.872 pontos, seu maior nível em 4 meses.