Título: Diretório estadual do PT aprova aliança em BH
Autor: Jorge , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 16/05/2008, Política, p. A8

Virgílio: "Conseguimos uma vitória incontestável e isso vai ser compreendido" O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas Gerais aprovou ontem, por margem estreita, a aliança com o PSDB na sucessão municipal em Belo Horizonte. Foram 29 votos a favor da coligação, 26 contra e três abstenções. "Já estava prevista uma diferença apertada na votação, porque o partido está efetivamente ´rachado´ entre duas teses diferentes", afirmou o deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT em Minas Gerais.

A pequena diferença apurada na decisão animou os opositores à aliança costurada pelo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), com o governador Aécio Neves (PSDB). A avaliação desse grupo insatisfeito é de que o comando nacional do partido irá manter o veto à participação dos tucanos, em decorrência de a divisão na legenda ter sido explicitada pela apertada votação de ontem.

"Eu tenho certeza de que depois desse resultado, configurando um empate técnico, o Diretório Nacional ficará à vontade para manter o veto", afirmou o ex-deputado estadual Rogério Correia, que chegou a disputar a pré-candidatura à prefeitura da capital. "A comemoração que estamos vendo hoje dos aliados do governador Aécio será efêmera".

"Eu simplesmente não entendo esse argumento de que quem perdeu vai ser vitorioso em relação a quem ganhou", disse Pimentel, em entrevista coletiva depois da decisão do diretório estadual. "O placar deu vitória à nossa tese. Temos hoje uma clara maioria no PT estadual também", disse o prefeito.

A decisão tomada pela cúpula do PT mineiro, entretanto, passará ainda pelo crivo da Executiva Nacional, no dia 26 de maio, e do Diretório Nacional, no fim do mês. "Conseguimos uma vitória incontestável e isso vai ser compreendido por parte do PT nacional", disse o deputado federal Virgílio Guimarães. Segundo ele, se a aliança tivesse sido submetida algumas semanas atrás ao diretório, muito provavelmente seria recusada. "Houve uma boa evolução, pois conseguimos convencer os companheiros e vamos fazer o mesmo para o veto ser revertido", acrescentou o parlamentar.

Teve peso na apertada vitória da proposta de aliança com o PSDB o grupo do deputado estadual Wellinton Prado, que puxou as abstenções.

Na bancada petista da Assembléia Legislativa, contudo, a posição majoritária foi favorável à coligação, que obteve a adesão de cinco dos oito parlamentares - entre os quais Roberto Carvalho, indicado pelo PT como vice na chapa encabeçada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas, Márcio Lacerda (PSB). A dobradinha entre petistas e socialistas, com o apoio do PSDB de Aécio, já havia sido aprovada por 85% dos votos do diretório municipal do PT.