Título: País acusa China e Rússia de espionagem industrial
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 16/05/2008, Internacional, p. A10

Funcionários dos serviços de informação alemães acusaram ontem a Rússia de empregar espiões e tecnologia de internet para obter segredos industriais do país, o que prejudica a maior economia européia e elimina empregos.

A agência federal de inteligência interna disse que a Alemanha é extremamente atraente para espiões estrangeiros devido a sua tecnologia avançada e liderança de mercado em diversos setores. "Os agentes de inteligência estão de olho num leque cada vez mais amplo de alvos no setor industrial e entre (instituições) científicas e tecnológicas", diz o relatório divulgado pelo ministro do Interior, Wolfgang Schaeuble.

No geral, Rússia e China são os países responsáveis por boa parte da atividade de coleta de informações na Alemanha, maior exportadora mundial de mercadorias.

Mas o relatório faz menção específica à Rússia no campo de espionagem industrial. "Os serviços de informações e de segurança têm ordens de apoiar ativamente a indústria russa", diz o relatório, acrescentando que o primeiro-ministro Vladimir Putin - ele próprio um ex-espião - renovou esses objetivos quando foi presidente.

A Alemanha teve no ano passado um comércio bilateral com a Rússia de US$ 52,8 bilhões.