Título: Morales dá ultimato à Petrobras, BP e Repsol
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/05/2008, Internacional, p. A9

O presidente da Bolívia, Evo Morales, advertiu ontem um grupo de companhias estrangeiras para que elas aumentem seus investimentos na indústria de gás natural do país se não quiserem se arriscar a perder o acesso às lucrativas reservas bolivianas. Morales disse que seu governo está preparando um "ultimato" para a brasileira Petrobras, a espanhola Repsol YPF, a britânica BP e outras que operam na Bolívia.

"Pedi aos meus ministros que preparem um decreto dando às companhias um ultimato para investir", disse o presidente ontem, na cidade boliviana de Punata, no centro da Bolívia. "Se eles não investirem nas áreas onde a exploração mostrou haver petróleo e gás natural ... em um determinado período de tempo, vamos tomar de volta essas áreas para a (companhia estatal de energia) YPFB." O presidente disse que a YPFB faria qualquer investimento necessário para desenvolver essas áreas, mesmo que tivesse de tomar financiamento. Ele, porém, não deu outros detalhes do decreto.

A pressão de Morales por maior controle estatal sobre a economia tem assombrado investimentos externos em energia na Bolívia, onde está a segunda maior reserva de gás natural da América do Sul. A maior parte dos cerca de US$ 876 milhões em investimentos que o governo antecipou para 2008 têm como foco a exploração de áreas já em operação e não o desenvolvimento de novos campos necessários para que a Bolívia atenda à demanda crescente de seus vizinhos Brasil e Argentina - ambos grandes consumidores de energia. Sem gás suficiente, a Argentina já chegou a solicitar ao Brasil, neste ano, que o país abrisse mão de parte do gás que compra da Bolívia para ceder ao governo de Buenos Aires. Tratativas iniciais sobre o assunto fracassaram.

No início do mês, a YPFB tomou o controle das subsidiárias bolivianas das empresas BP e Repsol, assim como o gasoduto da Transredes, subsidiária da Ashmore Internacional. Morales também anunciou planos para que a YPFB adquira a .companhia de distribuição CLBH, de propriedade de alemães e peruanos.