Título: Intenção de Japão investir era só "blablablá", diz Jorge
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 21/05/2008, Brasil, p. A3

O compromisso do governo japonês com a instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil, em troca da escolha do padrão de TV digital japonês no país não passou de "blablablá", desabafou o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, após participar do Fórum Executivo sobre Circuitos Integrados, que reuniu empresários para discussão de possíveis investimentos no mercado brasileiro.

Miguel Jorge informou que está em sérias negociações com empresas dos Estados Unidos, Japão e Taiwan para trazer ao país a fabricação de componentes eletrônicos, mas não quis adiantar o nome das empresas. Ele foi categórico, porém, ao descartar as expectativas de cumprimento do memorando de entendimentos com o Japão, apresentado em 2006 pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, como um dos principais argumentos para justificar a escolha do padrão japonês. "Vi esse documento, nem chamaria de documento de intenções", comentou Jorge. "Pelo que li, ele não chegava nem a ser um memorando de entendimento", desdenhou. "Para ser muito franco, era mais blablablá", disse, argumentando, porém, que acredita ter sido o que foi possível negociar "naquele momento".

O governo tem ambição de trazer ao país fábricas de tecnologia de ponta, como os Oled, semi-condutores com componentes orgânicos, e Miguel Jorge diz que as mudanças no ambiente econômico permitem as expectativas de que será possível atrair investimentos. Quando se negociou o padrão de TV digital, o país não estava em uma trajetória tão clara de crescimento econômico, nem consumindo eletroeletrônicos e automóveis como hoje, comentou. (SL)