Título: Erundina insiste, mas Aldo deve disputar pelo bloquinho
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 21/05/2008, Política, p. A6

O bloquinho de esquerda formado por PCdoB, PSB e PDT deve lançar o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB) como seu candidato à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de outubro. Aldo venceu a queda de braço contra a deputada federal Luiza Erundina (PSB) e Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força.

O bloquinho deve anunciar seu candidato no começo de junho. As convenções dos partidos só vão acontecer no meio do mês, mas as lideranças dessas siglas estão preocupadas em antecipar o anúncio para começar a campanha.

A pré-candidatura de Paulinho perdeu força depois que seu nome foi citado na operação Santa Tereza, em que a Policia Federal investiga desvios de verbas do BNDES.

A pré-candidatura de Erundina também se enfraqueceu depois que ela aceitou o convite feito pelo PT para ocupar a vaga de vice em uma dobradinha com a ministra do Turismo Marta Suplicy (PT). Ontem Erundina disse ainda estar esperançosa de que seu partido feche chapa conjunta com Marta. "Eu acho que ainda é possível (a coligação) mas o cargo de vice está fora de cogitação" ,disse.

Erundina afirmou que sua opção pelo PT não se deve ao cargo de vice, mas à possibilidade de vencer as eleições. "A construção de uma candidatura em torno de um projeto com perspectiva de ganhar é o melhor para a cidade, não para mim." "Depois que recebi o convite do PT, fui ao meu partido e coloquei o convite à disposição. Quando o PSB disse não, eu entendi eu não teria mais nada a dizer", disse. "Tenho tido dificuldades com o partido no Estado e na instância municipal, mas vou continuar no PSB", disse.

Para o bloquinho, a intenção do PT era desarticular o bloco, o que minou a possibilidade de uma coligação. De acordo com interlocutores, a decisão de Erundina de aceitar o convite do PT prejudicou ainda mais seu trânsito na executiva municipal do PSB, que já não era bom. No ano passado ela tentou sair do partido e ingressar no PPS. Desde então, isolou-se. No ano passado, ela não compareceu nem em reuniões do partido no Estado nem no congresso municipal do PSB.

O bloquinho não tem a pretensão de ganhar as eleições. A intenção do bloco é ficar conhecido na capital para gabaritar a candidatura de Ciro Gomes (PSB) para as eleições presidenciais em 2010. O próprio Ciro já se comprometeu a participar da campanha em São Paulo este ano.