Título: Lugo acusa Argentina e Brasil de 'exploração'
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/05/2008, Brasil, p. A7

O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, quer renegociar os contratos de energia elétrica com Brasil e Argentina e acusou os governos dos dois países de "explorarem economicamente" o seu país. "Somos um dos maiores produtores de energia elétrica do mundo e por isso mesmo vamos renegociar os contratos que temos com o Brasil na barragem de Itaipu e com a Argentina em Yacyretá", afirmou Lugo em Montevidéu, onde se reuniu com o o presidente uruguaio Tabaré Vasquez.

Lugo criticou o contrato de fornecimento de energia que mantém com os governos brasileiro e argentino. "Não podemos continuar sendo explorados economicamente por países que têm governos de esquerda e que dizem estar lutando por uma América Latina mais próspera e democrática, como é o caso do Brasil e da Argentina."

Em relação a Itaipu, Lugo afirmou ter "certeza" que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva acabará renegociando o contrato entre os dois países, uma vez que, segundo ele, alguns ajustes já terão de ser feitos. O governo brasileiro, entretanto, não admite a renegociação, e especialistas defendem "revisão zero" como forma de criar uma segurança jurídica no setor elétrico na região. O Brasil paga US$ 400 milhões por ano ao Paraguai pela energia de Itaipu.