Título: Afago nos aliados do Nordeste
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 22/02/2011, Política, p. 3

Dilma garante a manutenção de projetos na região, apesar dos cortes orçamentários

Em sua primeira visita oficial ao Nordeste, região que lhe deu a maior votação, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que não deseja ver esses votos escorrerem pelos seus dedos, nem entregá-los de mão beijada aos oposicionistas ou mesmo aliados ao PT. Por isso, em meio ao discurso de 47 minutos em que garantiu a preservação dos grandes projetos e a ampliação dos investimentos nos nove estados nordestinos, aproveitou para pregar a manutenção da aliança política com os governadores e prefeitos: ¿Acredito que esse pacto que sustentou ¿ eu acho ¿ uma grande transformação no Nordeste nestes últimos oito anos é estratégico para manter essa transformação e para manter, politicamente falando, essa aliança que nós fizemos, que sustenta a emergência (o surgimento) de um novo Nordeste¿, disse a presidente, citando investimentos da ordem de R$ 120 bilhões na região, sendo R$ 64,5 bilhões até 2014, dentro do PAC.

É do Nordeste que Dilma pretende alavancar os índices de crescimento do país. Por isso, nas poucas conversas reservadas que manteve nas quase cinco horas em que permaneceu em Barra dos Coqueiros, em Sergipe, cenário do XII Fórum de Governadores, Dilma tratou de tranquilizar as autoridades em relação aos cortes ¿ programados para contar o avanço da inflação. ¿Não vamos parar nada que esteja em andamento¿, afirmou, referindo-se especialmente às grandes obras. O mesmo, entretanto, não valerá para as emendas de parlamentares aos municípios que não apresentaram prestação de contas ou programas de trabalho detalhados. Mas isso ela não comentou de público, afinal, não estava ali para dar notícia ruim e, sim, para agradecer a expressiva vantagem eleitoral que os nordestinos lhe deram. Dilma obteve 10.717.434 votos a mais do que Serra no Nordeste. Ficou com 70% do eleitorado e o tucano com 30%.

Pobreza A presidente anunciou que deseja lançar ainda neste semestre um outro programa de erradicação da pobreza, com atenção especial aos nordestinos. A prorrogação dos incentivos de Imposto de Renda, como forma de ajudar a manter o crescimento do PIB na região acima da média nacional, é uma decisão tomada. ¿Vamos enviar ao Congresso, ainda neste semestre, projeto de lei prorrogando os incentivos fiscais de Imposto de Renda aos investimentos produtivos no Nordeste. Está para vencer em 2013. Iremos antecipar, e já deixar claro que iremos prorrogá-los até 2018, para possibilitar um horizonte claro e uma capacidade de cálculo para o investidor, e permitir que ele possa investir com tranquilidade aqui¿, afirmou Dilma, aproveitando para criticar a guerra fiscal que, há alguns anos, ajudou a região a receber indústrias. ¿Não é a melhor forma de atrair investimentos¿, comentou.