Título: Atividade da indústria paulista tem alta de 1,9%
Autor: Ribeiro , Bianca
Fonte: Valor Econômico, 30/05/2008, Brasil, p. A5

O Indicador de Nível de Atividade (INA), que mede o desempenho da indústria de transformação paulista, apontou elevação de 1,9% em abril ante o mês de março, considerados ajustes sazonais. O indicador é calculado conjuntamente pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Sem ajuste sazonal, a atividade da indústria de transformação paulista avançou 0,9% entre março e abril, o melhor resultado para meses de abril desde 2002 (4,1%). No confronto com abril de 2007, o INA teve crescimento de 9,9%. Em 12 meses, o indicador apresentou crescimento de 7,7%. Nos primeiros quatro meses deste ano, o INA subiu 9,3% perante igual intervalo de 2007.

Já o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria de transformação paulista atingiu o nível de 83,1% em abril, sem ajuste, praticamente o mesmo nível de março, de 83%. Em abril do ano passado, essa variação foi de 81,7%. No comparativo ajustado, o Nuci encerrou abril em 83,5%, acima dos 82,6% registrados um mês antes e também superior à marca de 82,1% do quarto mês de 2007.

Em abril, sem ajuste, o setor que registrou o maior índice de utilização da capacidade foi o de metalurgia básica, com 94%, sucedido por coque, refino de petróleo, combustível nuclear e produção de álcool (92,4%) e veículos automotores (91,7%).

Em sentido contrário, a indústria com o menor nível de uso da capacidade foi a de edição, impressão e reprodução de gravações (69,9%), acompanhada por material eletrônico e equipamentos de comunicação (70,1%).

A Fiesp informou ainda que as vendas reais da indústria diminuíram 1,9% de março para abril deste ano, sem considerar ajuste sazonal. Na comparação com abril do ano passado, porém, as vendas apresentaram acréscimo de 8,3%.

O total de salários reais pagos pelas indústrias paulistas subiu 2% no mês de abril, sem ajuste sazonal. Em relação a um ano antes, houve elevação de 7,9%. No primeiro quadrimestre, o aumento acumulado correspondeu a 4,4%. As horas trabalhadas na produção ampliaram-se 3,4% no confronto com os dados de março (sem ajuste sazonal) e tiveram aumento de 8% frente a abril do ano passado. Nos quatro primeiros meses do ano, viu-se acréscimo de 6,4%.

Contrariando expectativas manifestadas em abril, a Fiesp manteve suas estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 4,8% neste ano. No mês passado, o Departamento de Pesquisas Econômicas da entidade avaliava uma possível elevação desse ritmo, mas a deterioração das previsões para as contribuições dos setores industrial, agropecuário e de serviços não permitiu a melhora de estimativa para o crescimento da economia do país.