Título: Não é culpa do mau tempo
Autor: Machado, Roberta ; Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 22/02/2011, Cidades, p. 25

O brasiliense já sabe: choveu, lá vem apagão. Os especialistas afirmam, no entanto, que o mau tempo não pode servir de desculpa para os constantes blecautes. Professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), Ildo Sauer diz que apenas eventos raros, do tipo que ocorrem a cada 100 anos, justificariam a falta de energia. ¿Se chuva fosse um problema para as redes, elas seriam construídas com uma guarda-chuva para protegê-las e ainda fomentaríamos o emprego na indústria de sombrinha no país¿, brinca.

Tirando os fenômenos naturais imprevisíveis, Sauer garante que o sistema tem que ser capaz de resistir. ¿O que acontece de modo geral é má gestão. Há uma deterioração do nível de investimentos na manutenção e tecnologias. O governo federal precisa fazer uma autocrítica e a Aneel deve fiscalizar e isto não está acontecendo da forma como deveria¿, criticou.

Por meio de nota, a Aneel informou que realiza fiscalizações periódicas nas distribuidoras e transmissoras em todo o país. Essa atividade segue um cronograma anual e avalia a manutenção dos equipamentos, a operação e o atendimento aos clientes. Em caso de episódios recorrentes em determinada área de concessão, é aberta fiscalização pontual para apurar os incidentes. Se for constatada falha de planejamento, operação ou manutenção, as penalidades vão de advertência à multa de até 1% do faturamento anual da empresa, conforme estabelecido na Resolução nº 63/2004 da Aneel. E a empresa fica obrigada a corrigir a falha. (AB)