Título: Consultoria cria referencial para as fundações
Autor: Travaglini , Fernando
Fonte: Valor Econômico, 03/06/2008, Finanças, p. C2

A consultoria Luz Engenharia Financeira (LUZ-EF) e a Fundação BRDE de Previdência Complementar (ISBRE) criaram dois novos índices de referência para avaliação de fundos de investimentos que seguem às restrições impostas pela Resolução 3456 do Conselho Monetário Nacional (CMN) para aplicações de fundos de pensão.

Os novos indicadores são chamados de Índice de Desempenho de Fundos de Pensão (IDP) e de Índice Ótimo de Previdência (IOP) e servem de referenciais de mercado (benchmark) para avaliação desses fundos de investimentos de acordo com a necessidade das entidades fechadas de previdência complementar.

No fim do ano passado, o CMN publicou a Resolução 3456, com uma série de modificações nas obrigações de investimento dos fundos de pensão. Entre as alterações está a permissão para que as fundações apliquem até 3% do patrimônio em fundos multimercado, até mesmo os que possuam alavancagem, operações de day-trade, long/short e ainda investimentos no exterior.

Até então, não existia benchmark específicos para as fundações avaliarem esse segmento de fundos, afirma Cecília Harumi, gerente de contas da Luz -EF. "Antes, os fundos eram comparados com o desempenho do Ibovespa ou com a evolução do CDI", disse a gerente, que lembrou ainda outras referências (benchmarks) usadas de forma não tão aderentes para os fundos de pensão, como índices de inflação ou o IMA, da Andima.

Segundo ela, um dos dois novos indicadores fornece uma média ponderada de desempenho para permitir comparações. O outro, aponta a relação de risco-retorno das quotas.

Cecília explica que para a composição dos índices, os fundos são classificados como multimercado com renda variável, multimercado sem renda variável, renda fixa e ações. A avaliação é feira a partir de uma amostra de fundos cadastrados na base de dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), com um histórico de pelo menos um ano.

Da base selecionada para os índices, foram encontrados 46 fundos multimercado sem renda variável que se enquadram nas exigências da Resolução 3456 e outros 106 com renda variável. A atualização é feita mensalmente.

A Luz Engenharia Financeira é uma consultoria especializada no sistema financeiro e fundos de pensão. A ISBRE é a fundação dos empregados do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul criado em 1977.