Título: Marta divide liderança com Alckmin
Autor: Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 04/06/2008, Política, p. A7

A ministra do Turismo, Marta Suplicy deve se desincompatibilizar hoje do cargo para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PT. Marta começa a corrida eleitoral para voltar à função que ocupou entre 2001 e 2004 empatada com o ex-governador tucano Geraldo Alckmin na pesquisa do Ibope divulgada ontem pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo. A petista aparece com 30% de intenções de voto, enquanto Alckmin ficou com 29%. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) tem 15%, enquanto o ex-governador Paulo Maluf (PP) aparece com 8% e a vereadora Soninha Francine (PPS) com 3%.

Sem alianças partidárias, Marta mantem-se com a segunda maior rejeição (31%, atrás apenas dos 49% de Maluf), quatro pontos acima da de Kassab e dezessete pontos acima da de Alckmin. Sua maior debilidade está no perfil de seu eleitorado. Na faixa abaixo de dois salários mínimos, Marta alcança 37%, ante 23% de Alckmin e 11% de Kassab. Mas entre os eleitores que recebem mais de cinco mínimos, Alckmin passa a liderar com 39%, enquanto Marta não passa de 21%, dois pontos percentuais acima de Kassab. "Os eleitores nesta faixa de renda são os que tem maior acesso à informação, e o inverso ocorre com a faixa de renda mais baixa. Portanto, os eleitores com menor intenção de voto entre os mais pobres têm grande potencial de crescimento. O mesmo não se dá com os menos cotados na faixa mais alta", disse o diretor do Ibope, Hélio Gastaldo.

Isolado no terceiro lugar, Kassab está perdendo intenção de voto espontânea nas pesquisas de intenção de voto no Ibope desde novembro. Na ocasião, o prefeito contava com 14% de citações espontâneas, ante 17% de Marta. Recuou para 11% em dezembro e oscilou para 10% agora. Já Marta caiu para 12% em dezembro e subiu um ponto percentual nesta pesquisa.

"A grande novidade nos últimos meses foi a consolidação da candidatura de Alckmin, dividindo o campo da situação. Isto refletiu-se na evolução do voto na espontânea, onde o candidato do PSDB passou de 6% para 9% entre novembro e maio; e impediu que houvesse transferências entre os que aprovam a administração Kassab para a intenção de voto", disse.

A administração de Kassab segue melhorando a sua avaliação. O percentual de eleitores que avalia a sua gestão como boa ou ótimo passou dos 29% registrados em novembro para 37% na pesquisa divulgada ontem. Os que consideram sua administração ruim ou péssima recuaram de 30% para 26% no período.

Quarto colocado na pesquisa, Maluf tem o seu eleitorado espalhado de maneira uniforme entre todas as classes sociais e começa a atenuar a sua rejeição. Depois de alcançar a marca de 57% dos eleitores que afirmavam que não lhe dariam o voto de jeito algum, agora Maluf tem 49% dos pesquisados que o rechaçam.

No bloco dos pequenos candidatos, a vereadora Soninha (PPS) consegue 3%¨no mais provável cenário eleitoral, ante 2% do deputado Paulinho (PDT) - que dificilmente manterá a candidatura, em razão do processo de cassação aberto contra o parlamentar - 1% de Zulaiê Cobra (PHS) e Ivan Valente (P-SOL) e zero do deputado Aldo Rebelo (PC do B).

Com 54% das menções, a saúde foi o principal problema da cidade citado pelos pesquisados, segguida pela educação, com 36% das menções, emprego (34%) segurança (33%) e trânsito (31%). O Ibope também perguntou qual o principal problema do bairro do pesquisado, com resultado substancialmente diferente: o policiamento ficou com 40% das menções . A pesquisa teve 602 entrevistas, com margem de erro de quatro pontos percentuais.