Título: Entenda o caso
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 23/02/2011, Política, p. 6

Os cursos de capacitação financiados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dentro do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), despertam suspeitas de irregularidades na execução dos convênios firmados entre o MTE e entidades sem fins lucrativos.

» Um desses convênios, com a Federação Interestadual dos Mototaxistas e Motoboys Autônomos (Fenamoto), apresentou uma série de irregularidades, como o Correio denunciou. A entidade já recebeu metade do dinheiro previsto (R$ 1,5 milhão). Pelo menos 100 motoboys não fizeram o curso, há nomes duplicados na lista oficial de capacitados e até mesmo pessoas que nem têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, exigida para se guiar motocicletas. Além disso, o curso é irregular ¿ nenhum motoboy recebeu o certificado até agora.

» As suspeitas se estendem a outras entidades financiadas pelo MTE. O Ministério Público Federal (MPF) já identificou favorecimento a pelo menos seis organizações. No caso da Fenamoto, o presidente da entidade é aliado político-partidário do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ambos integram o PDT.