Título: Beto Richa oficializa candidatura à reeleição
Autor: Lima , Marli
Fonte: Valor Econômico, 10/06/2008, Política, p. A7

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), oficializou ontem sua pré-candidatura à reeleição e terá o ex-ministro Euclides Scalco, um dos fundadores do partido, como coordenador de sua campanha. O tucano adiou o anúncio de quem será seu vice e, embora admita que a manutenção do nome do atual, Luciano Ducci (PSB), seja uma das opções em estudo, ele ainda trabalha para agregar o maior número de partidos em uma aliança forte para aumentar as chances de vencer o pleito no primeiro turno.

A vaga de vice, nesse caso, poderá ser usada para barganhar apoios. E Ducci tem contra si o fato de ter apoiado o governador Roberto Requião (PMDB) em 2006, enquanto o tucano ficou do lado do senador Osmar Dias (PDT). Hoje, Richa irá a Brasília para conversar com líderes do PSDB e, na capital federal, também tem encontros agendados com representantes de outros partidos. O prefeito tucano já conta com a adesão do PDT, PSB, PTdoB, PRTB e PSDC e quer conquistar PP, PPS e DEM, que ensaiam candidaturas próprias para as eleições de outubro.

A convenção que irá sacramentar o nome de Richa será realizada no dia 28, mas o evento que aconteceu ontem foi uma mostra de que o prefeito terá como cabos eleitorais representantes de peso no Estado. Estiverem presentes os senadores Osmar Dias (PDT) e Álvaro Dias (PSDB), além do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) e outros políticos que lotaram a sala da sede do partido na capital paranaense.

Embora ainda nem estejam definidos todos os nomes para 2008, as eleições de 2010 foram citadas em discursos. "O resultado desse pleito vai delinear o que acontecerá em 2010", disse o presidente do PSB do Paraná, Severino Araújo. Osmar Dias defendeu-se de boatos de que estaria oferecendo apoio agora para cobrar o mesmo daqui a dois anos. "Não nos interessa fazer barganha", afirmou. Questionado sobre 2010, Richa disse que, se for eleito, "é pra cumprir os quatro anos de mandato".

O senador Álvaro Dias disse acreditar em vitória no primeiro turno. Richa terá como adversária a petista Gleisi Hoffmann, mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que não definiu o nome do vice. O PMDB tem como pré-candidato o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, que é apoiado pelo governador Requião. Mas o deputado federal Rodrigo Rocha Loures Filho pediu licença do cargo e planeja disputar as prévias do PMDB. O PCdoB irá lançar hoje a pré-candidatura do ex-deputado federal Ricardo Gomyde à prefeitura de Curitiba.