Título: Exportação do campo sobe 25% e rende US$ 27 bilhões
Autor: Mauro Zanatta
Fonte: Valor Econômico, 10/06/2008, Agronegócios, p. B11

Embaladas por US$ 7,58 bilhões em embarques registrados somente em maio deste ano, as exportações de produtos do agronegócio já renderam ao país US$ 27,23 bilhões no acumulado dos cinco primeiros meses de 2008. O resultado é 25% superior aos US$ 21,73 bilhões de igual período de 2007, aponta a Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. Com isso, o saldo da balança comercial soma US$ 22,55 bilhões (aumento de 22,6%) neste ano.

Em ritmo ainda mais acelerado, as importações do agronegócio cresceram 40%, somando US$ 4,68 bilhões até maio. As compras externas do complexo soja, por exemplo, subiram 360% em maio, o que pode refletir a transferência do processamento do grão da Argentina para o Brasil em razão das proibições oficiais às exportações no país vizinho. No acumulado de 2008, essas compras quintuplicaram.

No lado das exportações, dispararam as vendas de milho (110%), complexo soja (65%), complexo carnes (31%), produtos florestais (17%) e café (16%) nos primeiros cinco meses deste ano. Somados, o conjunto de cinco produtos representou US$ 19,3 bilhões em divisas ao país até aqui.

Em seu relatório semanal, a consultoria Céleres aponta que em maio, o país exportou 693,7 mil toneladas de milho, o maior volume exportado este ano. Ele supera em 36,2% a quantia embarcada em abril e em 3,7% as vendas do mesmo período de 2007. Entre janeiro e maio, os embarques de milho totalizaram 2,57 milhões de toneladas, um crescimento de 8,1% sobre igual período de 2007.

De acordo com o relatório, a Holanda se destacou como o maior importador do milho brasileiro em maio, com 28,2% de todo o milho embarcado pelo Brasil. A Céleres destacou ainda a alta dos preços médios do milho na exportação em maio: a tonelada alcançou US$ 227,10, 39,9% mais que o visto em maio de 2007.

Segundo o Ministério da Agricultura, houve uma "relevante mudança" entre os principais compradores dos produtos do agronegócio nacional, na análise por destinos. A forte elevação das vendas para a China colocou o parceiro asiático como principal destino das exportações. A fatia chinesa subiu a 11% do total, superando os 9,8% dos Países Baixos, principal porta de entrada dos produtos brasileiros na Europa, e os 9,2% dos Estados Unidos. Houve também aumento das vendas para Venezuela (158%) e Hong Kong (57%).