Título: Projeção para Ibovespa vai a 92 mil pontos
Autor: Fariello, Danilo
Fonte: Valor Econômico, 10/06/2008, EU & Investimentos, p. D3

A projeção do mercado financeiro para o Ibovespa nos próximos 12 meses foi corrigida já em mais de 10 mil pontos ao longo deste ano, segundo relatório da consultoria CMA, que consolida indicações de corretoras. No levantamento desta semana, o mercado aponta que o Índice Bovespa poderá chegar a 91.990 pontos daqui um ano, o que significa alta de 32,78% em relação ao fechamento de ontem. O IBrX-100 poderá subir 33,31%, para até 30.640 pontos. No início do ano, a projeção para o Ibovespa rondava os 82 mil pontos.

As projeções dispararam mais depois da conquista dos selos de grau de investimento pelo Brasil. Em 30 de abril, data do primeiro "investment grade", concedido pela Standard & Poor's, a expectativa era de 88.490 para o Ibovespa.

Entre os principais destaques em potencial de alta no monitor da CMA estão as empresas que lucram com o desenvolvimento maior do mercado de consumo interno, como Positivo Informática ON (com direito a voto), Lojas Americanas PN (sem direito a voto) e B2W Varejo ON.

Companhias do setor imobiliário também têm grande potencial de alta, embora haja exceções com indicações negativas, aponta a CMA. Agra Participações ON e Tecnisa ON teriam potencial para dobrar de valor no mercado ante o fechamento de quarta-feira, segundo o estudo. Setores de bens de capital e transportes aéreos também são bem vistos. O setor com menor potencial de alta é o siderúrgico.

No entanto, Luis Francisco Rogé Ferreira, economista da CMA, destaca que podem haver defasagens nas indicações, conforme envelhecem as recomendações distribuídas pelos analistas das corretoras analisadas. Portanto, ele destaca que poderá ser refletido apenas nas projeções das próximas semanas o arrefecimento das expectativas com relação aos preços das commodities no mercado mundial, que poderá afetar diretamente a bolsa brasileira.

Outra instituição no mercado que faz levantamento similar, a Financial Investor Relations (Firb) apresentou em relatório encerrado em 26 de maio que as corretoras apontam alta para até 89.965 pontos do Ibovespa ainda neste ano. Segundo a Firb, os setores com maior potencial de valorização eram veículos e peças, siderurgia e metalurgia e mineração, de acordo com os 639 relatórios, de 19 instituições, considerados pela consultoria.