Título: Inflação e petróleo voltam a assombrar as bolsas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/06/2008, Finanças, p. C2

As bolsas americanas fecharam em forte queda ontem, com os três índices caindo cerca de 2%, após os preços do petróleo voltarem a se aproximar do recorde, renovando temores com a inflação.

O índice Dow Jones teve baixa de 1,68%, a 12.083 pontos. O Standard & Poor´s 500 caiu 1,69%, a 1.335 pontos. O Nasdaq retrocedeu 2,24%, a 2.394 pontos. Mais sinais de problemas no setor financeiro ampliaram a melancolia em Wall Street. O "Financial Times" afirmou na quarta-feira que o Lehman Brothers pode ter que levantar mais capital, o que afetou as ações do banco de investimento. Um porta-voz do banco não quis comentar o assunto. Os papéis do Lehman recuaram aproximadamente 30% em quatro dias consecutivos de perdas.

O Federal Reserve não proporcionou conforto após divulgar seu relatório sobre as condições econômicas regionais, afirmando que os altos preços energéticos e de commodities estão sendo repassados para os consumidores em certas áreas, causando também pressões inflacionárias.

O relatório, conhecido como "Livro Bege", também diz que a atividade econômica está fraca no geral. Os preços do petróleo chegaram a subir quase US$ 7 e fecharam a US$ 136,38 por barril.

"O petróleo está quase totalmente recuperado e está bem perto das máximas", disse Ryan Detrick, estrategista técnico sênior da Schaeffer´s Investment Research. "Isso trouxe de volta todas as preocupações com inflação."

O principal índice de ações européias fechou em baixa, derrubado pela preocupação com o setor financeiro e pela alta do petróleo, que alimenta o temor de mais inflação e menos crescimento. O FTSEurofirst 300 caiu 1,57%, para 1.251 pontos - menor nível de fechamento desde 20 de março.

O Royal Bank of Scotland recuou 9,0% após afirmar que seus resultados serão afetados pelo impacto da crise global de crédito, ainda que o desempenho e as baixas contábeis de ativos de risco tenham ficado em linha com as estimativas anteriores.

O índice europeu do setor de bancos DJ Stoxx recuou 2,8%. O desempenho foi afetado também pela concessora britânica de hipotecas HBOS, que caiu 11,6%.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,78%, a 5.723 pontos. O DAX, de Frankfurt, caiu 1,78%, para 6.650 pontos. Em Paris, o CAC-40 recuou 2,1%, a 4.660 pontos. Também recuaram as bolsas de Milão (1,83%), Madri (1,34%) e Lisboa (1,12%).