Título: Carreira em saúde pública
Autor: Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 24/02/2011, Brasil, p. 10

Personagem da notícia O presidente interino da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Brás Barbano, foi nomeado para a Diretoria da instituição em outubro de 2008. O cargo resultou de uma indicação do deputado federal Newton Lima Neto (PT), ex-prefeito de São Carlos, cidade paulista onde o presidente da Anvisa já foi secretário municipal de Saúde. Barbano também esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté.

Apesar de ocupar a Direção da Anvisa há três anos, ele integra a Câmara Setorial de Medicamentos do órgão desde abril de 2007, quando começou a direcionar seus trabalhos para a área de produtos médicos, hospitalares e equipamentos de saúde.

Com quase 20 anos de carreira, o farmacêutico, formado pela PUC de Campinas, onde também já ministrou aulas, exerceu a função de diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde antes de ser nomeado para a agência de vigilância. Barbano foi também gestor de hospitais filantrópicos, conselheiro do Conselho Federal de Farmácia e diretor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

No ano passado, a agência, sob o seu comando, protagonizou outra polêmica quando anunciou a proibição da venda de antibióticos sem receita de controle especial. Cerca de 90 substâncias antimicrobianas entraram na lista do comércio restrito. (DA)