Título: Indícios de inflação moderada favorecem bolsas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 16/06/2008, Finanças, p. C2

As bolsas americanas fecharam em alta na sexta-feira, ajudadas pelo relatório do governo que mostrou que os preços subiram moderadamente em maio, diminuindo os temores de que a inflação force uma alta no juro no curto prazo.

O índice Dow Jones teve alta de 1,37%, a 12.307 pontos. O Standard & Poor's 500 subiu 1,50%, a 1.360 pontos. O Nasdaq avançou 2,09%, a 2.454 pontos.

As ações do banco americano Lehman Brothers saltaram quase 14%, quebrando a sequência de cinco dias, já que alguns operadores se desfizeram de suas posições antes do fim de semana. A recuperação dos papéis do Lehman impulsionou outras ações de corretoras.

As ações da Microsoft foram outro grande colaborador para os ganhos tanto do Nasdaq como do Standard & Poor's, avançando quase 3%, após a desistência das negociações com o Yahoo, trazendo alívio para os investidores que viam o negócio como um movimento arriscado. Apesar dos ganhos recentes dos preços do petróleo e dos alimentos, investidores apostam que o último dado da inflação não vai forçar o Fed a elevar as taxas de juros dramaticamente, ajudando a recuperar e melhorar a perspectiva de lucros das empresas.

"Existia uma preocupação no inicio da semana de que o IPC ficaria fora da previsão, mas ele veio dentro das expectativas e isto foi um alívio. Nós vimos os mercados responder favoravelmente", disse Bucky Hellwig, vice-presidente sênior do Morgan Asset Management.

O principal índice europeu de ações fechou em alta, liderado por bancos e seguindo o avanço de Wall Street com a diminuição dos temores sobre a inflação.

O índice de blue chips FTSEurofirst 300 subiu 0,51%, para 1.267 pontos. Foi a segunda alta seguida após uma série negativa de seis pregões.

"Em um momento no início da semana nós realmente sentimos que o mercado estava fora de controle", disse Mike Lenhoff, estrategista chefe da Brewin Dolphin. "Podemos ver uma recuperação razoável na próxima semana."

Os índice em Wall Street subiam mais de 1% depois que as preocupações com a inflação foram amenizadas pela queda do petróleo e por um relatório mostrando que os preços ao consumidor, excluindo alimentos e energia, subiram de acordo com o esperado nos Estados Unidos.

Entre as principais altas do setor financeiro na Europa, o Commerzbank subiu 5,8% e o Dresdner Bank avançou 4,1%, depois que uma fonte do conselho supervisor do Commerzbank afirmou que as duas instituições estão em negociações avançadas para uma fusão.

Em Londres, o HBOS disparou 13,7%, e o suíço UBS subiu 5,2%. O índice Financial Times da bolsa londrina fechou em alta de 0,21%, a 5.802 pontos. O DAX, de Frankfurt, subiu 0,76%, para 6.765 pontos. Na bolsa de Paris, o CAC-40 avançou 0,21% (4.682 pontos). Em Milão, o índice Mibtel encerrou em alta de 0,02% (23.922 pontos). O Ibex-35, de Madri, registrou ganho de 1,13%, para 12.998 pontos. Já na bolsa de Lisboa, o índice PSI20 teve desvalorização de 0,18% (10.155 pontos).