Título: BB já pode usar poupança no crédito imobiliário
Autor: Ribeiro , Alex
Fonte: Valor Econômico, 16/06/2008, Finanças, p. C3

O Banco Central concedeu autorização para o Banco do Brasil operar no crédito imobiliário com recursos da caderneta de poupança, dentro das regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A expectativa do BB é que, até o fim do mês, possa ter concluído ajustes operacionais para oferecer o serviço a clientes e não-clientes.

Desde o ano passado, o BB operava sua carteira de crédito imobiliário com recursos próprios, dentro das regras do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). A diferença é que, no caso do SFI, os juros aos mutuários são um pouco maiores, já que as operações são captadas a taxas de mercado.

O banco anuncia que, com a entrada no SFH, vai dirigir mais R$ 1 bilhão em recursos novos ao crédito imobiliário neste ano. Somados os recursos que já estavam reservados para habitação em outras linhas de crédito, as aplicações totais do BB deverão subir para R$ 2 bilhões.

Com a autorização do BC, concedida na sexta-feira, o BB poderá usar recursos captados na poupança, que tem custo mais baixo para o banco (juros de 6% ao ano mais a TR), para lastrear seus empréstimos. Os juros máximos no SFH são de 12% ao ano mais a TR, mas, na prática, instituições financeiras estão cobrando taxas menores que essa, usando uma regra do Conselho Monetário Nacional (CMN) que incentiva financiamentos com juro mais baixo e para imóveis de menor valor. Quem tomar crédito no BB poderá também, a partir de agora, amortizar o saldo devedor com recursos do FGTS.

Em março, o próprio CMN havia começado a abrir o caminho para o BB operar no SFH. Hoje, a instituição trabalha com poupança rural, cujos recursos devem ser dirigidos para o crédito agrícola. O CMN autorizou, em março, que os bancos operem simultaneamente em poupança rural e poupança habitacional. Bancos que captam em poupança rural, como o BB, não poderão captar em habitacional mais do que 10% do que captam em caderneta rural.

A regra aprovada pelo CMN valia para os bancos de forma geral. Para iniciar a operação dentro das regras do SFH, o BB dependia de uma autorização individual do BC.

Além de operar sua carteira do SFI, o BB também mantinha um convênio com a Poupex para oferecer aos clientes empréstimos com recursos do SFH. O BB decidiu em 2005 operar com crédito imobiliário para diversificar a aplicação de recursos. Muito concentrado no crédito agrícola, o banco também quer fidelizar clientes ao oferecer financiamento habitacional de longo prazo.