Título: Aluno duro hoje é cliente fiel amanhã
Autor: Madureira, Daniele
Fonte: Valor Econômico, 17/06/2008, Empresas, p. B1

Os universitários são um público estratégico para as empresas. Estão no início da vida profissional e fazem as primeiras escolhas que indicam a sua independência como consumidor - conta em banco, cartão de crédito, escolha da operadora celular e do automóvel.

"Mais tarde, eles sabem reconhecer quem os valorizou quando ainda eram apenas estudantes 'duros', mas com muita vontade de consumir", afirma o gerente de marketing da Volkswagen, Marcelo Olival, que este ano dobrou o orçamento do programa Volkswagen Route, lançado em 2004. Embora não revele quanto, Olival diz que o programa consome 2% da verba total de comunicação da Volks. Em 2008, os carros da montadora chegarão a 18 campi espalhados em nove capitais do país. Em alguns dele, inclusive, com direito a "test-drive".

"Por meio de pesquisas, identificamos que este público está cada ano mais simpático à marca", diz Olival, que também envia às universidades executivos da montadora para ministrar palestras sobre temas como meio ambiente e design. Foi assistindo a uma dessas apresentações que o estudante de Publicidade da UniSinos, de São Leopoldo (RS), Rafael Tronquini, de 23 anos, soube do concurso cultural lançado pela Volks: o criador da melhor frase envolvendo a "rota da sua vida" e a customização mais criativa de um Fox levaria o carro.

"Eu gastava 45 minutos de ônibus até a universidade e resolvi participar", diz Tronquini, que levou um Fox completo para casa, enquanto a UniSinos recebeu a versão básica do mesmo modelo. A ação da Volks já influenciou, inclusive, mais gente em sua casa. "Minha irmã, que não tinha carro, resolveu comprar um Gol, porque ficou bem impressionada com a Volks", diz o estudante.

Depois dos bancos, as montadoras são as mais interessadas em ter um lugar nas escolas. Em maio, a Ford deu início a uma maratona de 20 dias para levar o novo Ka a 50 universidades em 10 Estados e no Distrito Federal, em uma ação coordenada pela agência Mundo Universitário. A tradicional ferramenta do "concurso cultural" foi utilizada: o autor da melhor frase envolvendo o veículo ganha não só as chaves do Ka, como também um ano de compras grátis nas redes do grupo Pão de Açúcar.

A ação envolveu publicidade no campus, com fixação de cartazes nos murais e adesivos nos banheiros, e distribuição de brindes e convite para assistir a um DVD da campanha dentro do Ka, no banco de trás do veículo. "É importante que o universitário se sinta atraído em interagir com a ação, concordando em ser cadastrado e receber e-mails promocionais", diz Caio Romano, da Mundo Universitário.

Apesar de as instituições estarem mais abertas a ações promocionais e de vendas nos campi, ainda há resistência em falar sobre o tema. Procuradas pelo Valor, Uniban e Uninove, por exemplo, que permitem ações em suas instalações, não se pronunciaram. "Há certo medo de serem encaradas como mercenárias", diz uma fonte. (DM)