Título: Lula é aplaudido na Bolsa por grau de investimento
Autor: Junqueira, Caio
Fonte: Valor Econômico, 17/06/2008, Política, p. A8

A troca de elogios deu o tom da primeira visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez à Bolsa de Valores de São Paulo. Executivos do setor financeiro enalteceram o petista pelo atual quadro macroeconômico do país. Em resposta, ele disse que "o Brasil precisa da Bovespa e a Bovespa precisa do Brasil" e que "esse país fez do mercado de capitais uma das molas do seu desenvolvimento".

O enfoque do discurso, no entanto, foram as políticas sociais do governo. "Tenho certeza de que é possível conciliar progresso do mercado financeiro com a melhora na vida de vida de todos os brasileiros. O nosso desafio é trabalhar junto para que o desenvolvimento financeiro ande ao lado do desenvolvimento econômico e social nos próximos anos. Já estamos provando que isso é possível portanto vamos continuar trabalhando juntos para aprofundar nossas conquistas", afirmou, durante evento para homenageá-lo em razão do grau de investimento obtido recentemente pelo país.

O presidente disse que "a conquista do grau de investimento é um marco histórico para a nossa economia que resulta de uma construção coletiva" e que "vivemos um grande momento econômico graças a uma série de esforços dos mais variados setores da sociedade". Ressaltou, porém, que "mais importante é que a aceleração do crescimento ocorreu com inclusão social, isto é, com aumento do emprego e salário, redução da pobreza e ascensão social de milhões de brasileiros".

Lula creditou o desempenho econômico a duas de suas políticas sociais: "O programa Bolsa Família e a política de recuperação do salário mínimo foram importante não só para melhorar a vida de milhões de brasileiros mas também para dar início ao atual ciclo de crescimento".

Ele estava acompanhado do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miguel Jorge (Desenvolvimento). O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), também participou. Na mesa estavam ainda ex-presidentes das Bovespa e da BM&F. "O presidente Lula entra na história com o merecido credito da estabilidade econômica por isso gostaria de pedir uma salva de palmas a ele", disse Manoel Felix Cintra Neto, ex-presidente da BMF. "A solidez da economia ficou comprovada quando o país não foi afetado pela crise do subprime americana."

O ex-presidente da Bovespa, Raimundo Magliano Filho lembrou a visita de Lula a Bolsa em 2002. " Convidamos ele mas as tratativas não foram fáceis devido a uma visão errada sobre o sindicalismo. Mas, na ocasião, Lula demonstrou grande capacidade de ação e mobilização e determinou a criação de um grupo de trabalho conjunto. Hoje, o mercado deve muito ao presidente Lula porque ele conseguiu fazer uma revolução silenciosa, dos investidores com uma visão moderna e dos empresários que acham plenamente viável ter sócios para investir. É uma revolução cultural que veio para ficar".

"Esteja certo senhor presidente que sempre saberemos reconhecer a contribuição do seu governo para o mercado de capitais", Gilberto Mifano, presidente do Conselho de Administração da BMF & Bovespa

Lula disse que sua presença no local representava uma alteração no modo de fazer política no Brasil e tambem na sociedade. "Minha vinda aqui prova não apenas a mudanca no patamar da politica macroeconômica do Brasil, mas o avanço político da nossa sociedade. Estamos provando que o presidente pode no mesmo mês receber boné de dirigentes sindicais e colocar na cabeça, receber boné dos sem-terra e colocar na cabeça, ir em um encontro que a primeira vez que um presidente do mundo participa, do GLBT, de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis, e vir na Bolsa e colocar o boné da Bolsa na cabeça", afirmou, tendo sido muito aplaudido. Ele disse ainda que presidente da República "não tem partido".

Recebeu um boné e uma jaqueta semelhante a que os operadores da Bolsa usam, só que personalizada com o seu nome. Sobre a economia, disse trabalhar "com a hipótese de que tenhamos 10 anos de crescimento sustentável para que possamos recuperar todos os males que 20 anos de não-crescimento causaram ao nosso país". Disse também que o controle da inflação é prioridade de seu governo.