Título: Amin lança-se à Prefeitura de Florianópolis contra reeleição de Berger
Autor: Jurgenfeld, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 17/06/2008, Política, p. A9

J.L. Cibils/Folha Imagem Amin: "Sou o candidato por exclusão. Topei a parada porque não posso me omitir ao desejo de mudança que há na cidade" O ex-governador de Santa Catarina Esperidião Amin (PP) anunciou ontem a sua candidatura para a prefeitura de Florianópolis. Depois de ter disputado o governo do Estado em 2006, ele agora vai tentar impedir a reeleição de Dário Berger, que no ano passado trocou o PSDB pelo PMDB. Além de Amin, já estão praticamente definidos os nomes de Nildomar Freire pelo PT, Angela Albino pelo PCdoB, César Souza Júnior pelo DEM e Elpídio Neves pelo PTC.

Amin ainda não definiu quem será o seu vice, o que vai depender da coligação que será feita para a campanha. Os partidos PV e PTB já se mostraram favoráveis a uma aliança, mas o PP não descarta ainda a possibilidade de fechar de última hora uma chapa com o PT e PCdoB, repetindo uma situação vivida durante o segundo turno da disputa ao governo do Estado, quando o então candidato a governador, Esperidião Amin, recebeu apoio dos petistas para o segundo turno contra Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Os partidos vão oficializar os nomes em convenção no dia 29 de junho.

Em discurso ao lado da mulher, a deputada federal Angela Amin (PP) na capital, Amin disse que colocou seu nome "a serviço da mudança que todos querem na capital" e considerou que vai ser a eleição mais difícil de sua vida: "Vai ser a eleição mais difícil da nossa vida. Sou o candidato por exclusão. Topei a parada porque não posso me omitir ao desejo de mudança que há na cidade. Eu moro aqui antes e depois da eleição, então vou disputá-la livre, leve e solto". Segundo Angela, a decisão pelo nome de Amin foi tomada em conjunto pela família no fim de semana, durante viagem para Blumenau para visitar sua mãe, que está internada em hospital por problemas de saúde.

O nome de Angela, que foi prefeita antes de Berger, era cogitado para o pleito. Com a decisão da família por Esperidião Amin, o partido deverá trabalhar o nome dela para o pleito estadual de 2010. Para o presidente do PP no município e coordenador da campanha de Amin, Francisco Assis Filho, essa não é uma estratégia pré-estabelecida, mas ele entende que Angela já tem um nome estadualizado e ficará mais livre para se dedicar a uma candidatura desse tipo.

Na disputa pela capital, Berger vai precisar se defender de situações complicadas que rondaram seu governo, tendo sido acusado de improbidade administrativa em 2007, após escutas telefônicas terem mostrado ligações do seu governo com empresários do ramo de turismo para elaboração de uma lei municipal. Além disso, pesam contra ele a ameaça recente de greve por parte dos trabalhadores do transporte coletivo, que pedem aumento das tarifas, e algumas desavenças com peemedebistas do município. Favoravelmente, ele tem os investimentos feitos principalmente no asfaltamento de ruas da capital e urbanizações como a feita no bairro Ingleses.

Segundo Assis, pesquisas feitas pelo PP para planejamento de campanha mostravam que tanto Angela quanto Amin tinham chances equivalentes no pleito da capital. Ele vê como favorável o fato de ele ser um candidato conhecido, uma vez que já foi prefeito por duas vezes (1975 a 1978 e 1988 a 1990) e também governador por duas vezes (1982-86 e 1998-2002). Além disso, durante a disputa estadual que participou em 2006, ele teve um bom percentual de aprovação na capital, com 60,2% dos votos no segundo turno.