Título: FMI pede queda da cotação do dólar
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 24/02/2011, Economia, p. 49

Para o Fundo, recuo no preço da moeda ajudará a reverter os deficits fiscal e externo dos EUA. Há risco de bolhas nos emergente

O Fundo Monetário Internacional (FMI) propôs uma desvalorização do dólar como forma de ajudar os Estados Unidos a reduzirem os deficits fiscal e nas contas externas, assegurando um crescimento econômico sustentado e equilibrado. A recomendação faz parte de um relatório sobre o encontro do G-20 ¿ grupo que reúne as 19 economias mais ricas do globo e a União Europeia ¿ realizado no último fim de semana em Paris.

Pelos cálculos do FMI, o dólar está supervalorizado para a real situação dos EUA, onde a produção e o consumo ainda patinam. Já o euro e o iene estão em níveis coerentes com os fundamentos econômicos da Zona do Euro e do Japão. Em contrapartida, destacou o Fundo, várias moedas de países emergentes asiáticos ¿ especialmente o iuan chinês ¿ estavam desvalorizadas demais para garantir o equilíbrio dos princípios macroeconômicos. Consequentemente, G-20 deveria permitir uma queda do dólar.

O Fundo também demonstrou preocupação com o aumento do fluxo de capitais para as economias emergentes, movimento que tem elevado a oferta de crédito e aberto espaço para o surgimento bolhas de ativos. O Fundo não descartou a possibilidade de alguns países emergentes adotarem medidas para o controle de capitais. Mas afirmou que elas não serão um substituto para as políticas prudenciais.