Título: País quer mais parcerias, diz Lula a príncipe japonês
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/06/2008, Brasil, p. A8

O lançamento de uma moeda e de um selo comemorativo dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil marcou a visita, ontem, do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a solenidade, no Palácio do Planalto, também foram entregues medalhas a personalidades que contribuíram para aprimorar as relações entre os dois países.

Lula aproveitou a ocasião para falar das novas oportunidades de investimentos no Brasil nos setores de infra-estrutura, siderúrgico, eletroeletrônico e automobilístico, lembrando que o país foi beneficiado por grandes investimentos japoneses em décadas passadas. "Temos todas as condições para lançar parcerias com ambição maior do que aquelas do passado. A diferença é que, agora, também passamos a investir no Japão", afirmou o presidente, em discurso.

Como exemplos de novas frentes de parceria, citou o desenvolvimento do sistema de TV digital, com tecnologia japonesa, e as perspectivas de trabalho conjunto em matéria de biocombustíveis.

Tanto Lula quanto Naruhito rememoraram a chegada dos primeiros japoneses ao Brasil no mesmo dia 18 de junho, porém, de 1908. Naquela data, o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos, em São Paulo, com 165 famílias japonesas que foram distribuídas em fazendas paulistas para trabalhar na lavoura de café.

"Os japoneses que aqui chegaram com esperança no futuro ajudaram a construir o Brasil", disse Lula. O príncipe Naruhito, por sua vez, lembrou as dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes, por causa das diferenças culturais e do idioma, e agradeceu a acolhida calorosa do povo e do governo brasileiros. De acordo com o Itamaraty, estão em negociações acordos políticos em áreas como educação e previdência social, para facilitar a integração dos brasileiros que vivem no Japão.

Além de Brasília, o príncipe Naruhito visita, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e o Rio.